Um grupo de 18 agentes penitenciários do Serviço de Operações Especiais (SOE), pertencentes ao quadro de profissionais da Penitenciária Edvan Mariano Rosendo, o Urso Panda, começou um treinamento de reciclagem e preparação para procedimentos de escolta. O treinamento, com iniciativa do diretor da unidade, Francilei Souza, começou na quinta-feira (10), no estande de tiros do sistema penitenciário em Porto Velho, e ainda terá mais três dias, um em cada semana consecutiva, e conta com orientação e testes de tiro, embarque e desembarque de viatura, e posicionamento ostensivo.
Segundo o agente penitenciário Edimar Cavalcante, o treinamento é realizado a cada dois anos, com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus). “Mas esse, especificamente, nós tomamos a iniciativa de organizar na nossa unidade, visto a necessidade de novos agentes que agora integram o SOE em entender melhor os procedimentos durante o serviço de escolta”, explicou.
O SOE é composto por 23 agentes penitenciários, que seguem a rotina diferenciada relativa ao trabalho desenvolvido pelo grupo. Os coordenadores do treinamento, Vanderlei Moraes Pereira e Rogério dos Santos Afonso, ambos agentes penitenciários, orientam os novatos sobre o comportamento e postura adequados para o trabalho, incluindo o padrão de uniformes e posicionamento.
“Aqui nós aprendemos a lidar com as diversas situações que o SOE é designado a executar, que é o deslocamento com escolta ao fórum, ao pronto socorro de unidades de saúde, ao cartório (em casos de registro de paternidade), ou a velórios de familiares mais próximos (pai, mãe, irmão, esposa, filhos ou avós). Nesses casos, precisamos saber como a equipe deve se dividir e passar segurança, não só para o apenado em deslocamento, como também para a sociedade”, finalizou o coordenador Pereira.