O 3º Batalhão da Polícia Militar sediado em Vilhena / Rondônia deu início ao projeto de policiamento comunitário a ser implantado no município, na região que abrange os bairros Cristo Rei, Setor 17, Setor 19 e adjacências. Os bairros foram escolhidos em razão da demanda de ocorrências policiais, de acordo com levantamentos estatísticos da Unidade, aliada à iniciativa dos membros das associações comunitárias que tiveram participação em cursos de Promotores de Polícia Comunitária e viram a necessidade de um trabalho integrado da Polícia com a Comunidade naquela região.
Preocupado em desenvolver um projeto que atenda efetivamente aos propósitos da filosofia de Polícia Comunitária o comando do 3º Batalhão tem adotado as medidas preliminares junto à comunidade a ser atendida pelo projeto, a fim de que a doutrina seja aplicada em sua essência, se transformando em um projeto estável e de duração permanente. Já foram promovidos dois encontros com membros das Associações do bairro Cristo Rei e dos Setores 17 e 19, a fim de serem traçadas as primeiras metas visando a implantação do projeto.
Nestes primeiros contatos ficou também definida a participação do comando do batalhão, bem como do 1º sargento PM Aquino que será o comandante da equipe do policiamento comunitário naquelas comunidades. Em uma reunião realizada com os moradores no dia 30 de maio de 2010, o projeto foi amplamente divulgado, e exposto os objetivos da Polícia Comunitária.