A Polícia Rodoviária Federal apreendeu em Ji Paraná (RO) na madrugada desta quinta-feira (21.01), 17 comprimidos da substância inibidora de apetite, conhecida vulgarmente como “arrebite” pelos caminheiros. Os comprimidos são uma anfetamina barata que os motoristas tomam para não dormir durante a execução do trabalho para não perder prazos de entregas.
O flagrante ocorreu durante a fiscalização realizada no Km 352, da BR 364, pela equipe de Operações Especiais da PRF. O veículo SCANIA R 380, placas DPF 9323/SP, conduzida por Leandro Duarte Alves (27) aproximou-se da área de fiscalização em velocidade incompatível o que chamou a atenção dos policiais. O motorista aparentava estar adormecido, porém dirigindo. Ao ser questionado, o mesmo confessou estar transportando “carga de horário” de Curitiba para Porto Velho e para atender as exigências dos clientes tinha que se dopar para dirigir o máximo de tempo possível sem dormir.
Em análise ao tacógrafo, equipamento que registra a velocidade, tempo e distância percorrida pelo caminhão, foi constatado que o mesmo estava dirigindo a sessenta horas, com menos de dez horas de descanso.
Segundo o Inspetor Moreira, responsável pela abordagem, ao motorista foi aplicada a infração prevista no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – Dirigir sob influência de álcool ou de qualquer outra /*substância psicoativa*/ que determine dependência, multa de R$ 957,69 e ainda ter sua habilitação suspensa por um prazo de até um ano,
A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil em Ji Paraná/RO.