Reservas de Rondônia perderam 178 km² de florestas em 2008, aponta SIPAM

Reservas de Rondônia perderam 178 km² de florestas em 2008, aponta SIPAM

Reservas de Rondônia perderam 178 km² de florestas em 2008, aponta SIPAM

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A transformação de florestas em parques, reservas e terras indígenas não oferece proteção total a esses lugares. Um estudo realizado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) revela que, em 2008, as reservas do estado de Rondônia perderam 178,5 km² de cobertura vegetal. A área corresponde a cerca de dez vezes o tamanho da Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

O número de reservas não é problema em Rondônia. O estado acumula 41 unidades de conservação estaduais, 14 federais e 20 terras indígena. Juntas, essas áreas somam 103 mil km², área maior que o dobro do estado do Rio de Janeiro.

A proteção desses locais, contudo, deixa a desejar. Em 2008, a Floresta Nacional do Bom Futuro, que fica próxima à capital do estado, sofreu um desmatamento de 9,3 quilômetros quadrados. Somada toda a floresta que já foi derrubada lá ao longo da história, descobre-se que 28% da área de mata da reserva foi embora sobre caminhões de madeira ou nos fornos de carvão.
Megaoperação
Desde o início de maio, um batalhão de agentes do IBAMA, Instituto Chico Mendes (ICMBio), Polícia Militar Ambiental, Exército e INCRA ocupa a Floresta do Bom Futuro. A ação é considerada a maior operação ambiental já realizada no Brasil, e tem como objetivo tirar da área as cerca de 35 mil cabeças de gado cridas ilegalmente.
No início, o IBAMA anunciou que iria desocupar o local, que abriga cerca de 3 mil pessoas, segundo cálculos do próprio governo. Recentemente, contudo, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, declarou que a saída dos moradores será negociada, e um documento publicado pelo IBAMA informa que nenhuma família será expulsa do local.
Um dos planos do Ministério do Meio Ambiente para o lugar é dividir a área em duas reservas distintas. A região devastada seria transformada em Área de Preservação Ambiental, um tipo de reserva que permite a exploração dos recursos naturais. Na região que ainda está preservada, a idéia seria implantar uma unidade de proteção integral, onde é proibida a ocupação humana.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS