A Superintendência de Polícia Federal em Rondônia, através de sua Delegacia de Repressão a Entorpecentes, realizou no último dia 13 de fevereiro, por volta das 19h30, a apreensão de 53,00 kg (CINQUENTA E TRÊS QUILOS) de cocaína na cidade de Porto Velho/RO e prendeu em flagrante delito dois homens e uma mulher envolvidos no tráfico da droga.
A prisão dos traficantes e a apreensão dessa expressiva quantidade de cocaína se deu em decorrência de trabalhos de rotina da Policia Federal, que montou barreira policial para prevenção e repressão a delitos na BR-364, no altura do km. 48, quando foi abordada uma camioneta Toyota Hilux de cor branca,transitando com destino a Porto Velho/RO, com duas pessoas, além do motorista, em seu interior . Ao verificarem a documentação do veículo, os policias federais constataram que o mesmo estava em nome da locadora de carros BRASIL RENT A CAR LTDA, e indagaram do motorista sobre o contrato de locação daquela camioneta, o qual respondeu que não tinha a posse do contrato, pois o carro fora locado por um amigo em Belém e sabia apenas que esse amigo se chama PAULO, não sabendo dizer seu sobrenome, endereço, telefone, isto é, nada mais. Outros fatos que chamaram a atenção dos policiais federais foi que ao se dirigirem à carroceria da camioneta, perceberam forte cheiro de tinta, como se tivesse sido pintada recentemente, bem como em conversa com as pessoas que acompanhavam o motorista, estas apresentaram grande nervosismo, a ponto de responderem, quando perguntados de onde vinham e para onde iriam, que tinham saído de Porto Velho/RO e iriam para Rio Branco/AC, porém não souberam dizer o que iriam fazer em Rio Branco/AC, fatos que motivaram os policiais a conduzirem todos à Superintendência de Polícia Federal em Porto Velho/RO. No trajeto para a Superintendência, o motorista, que foi identificado pelo nome de WALMIK TEIXEIRA DE OLIVEIR, confessou que trazia cocaína em um fundo falso na carroceria da camioneta e que os seus acompanhantes também sabiam da existência da droga escondida no carro. Na Superintendência, a droga foi encontrada na caçamba da camioneta e levada a uma balança de precisão apresentou peso de 53,00(CINQUENTA E TRÊS QUILOS) de cocaína, momento em que foi dada voz de prisão ao motorista e aos dois acompanhantes.
Os presos foram identificados como WALMIK TEIXEIRA DE OLIVEIRA, com 31 anos de idade, solteiro, natural de Capanema/PA, residente em Belém/PA, ANA LUÍZA PIRES MONTEIRO, com 27 anos de idade, natural de Belém/PA, solteira, residente em Belém/PA e PAULO FERNANDES COSTA DOS SANTOS, com 48 anos de idade, casado, natural de Salinopolis/PA, residente em Belém/PA. No interrogatório WALMIK TEIXEIRA DE OLIVEIRA confessou que receberam a droga na cidade Cobija/Bolívia, fronteira com Epitaciolândia e Brasiléia no Estado do Acre, de um homem boliviano a quem não conhece e deveriam entregá-la em Belém à pessoa de PAULO, que os procurariam quando chegassem, esclarecendo que receberia DEZ MIL REAIS de recompensa, a presa ANA LUIZA PIRES MONTEIRO receberia DOIS MIL REAIS apenas para acompanhar na viagem e disfarçar, isto é, para não chamar a atenção da polícia e PAULO FERNANDES COSTA DOS SANTOS receberia TRÊS MIL REAIS para “administrar” a viagem, efetuando pagamentos de despesas, etc.
Os presos foram submetidos às formalidades do indiciamento como incursos nas sanções estabelecidas no art. 33 da Lei nº 11.343/2006 (tráfico de drogas), que prevê pena de 5 a 15 anos de reclusão.
Após as formalidades decorrentes das prisões, os dois presos foram encaminhados ao Presídio Urso Branco e a presa ao Presídio Feminino, onde se encontram à disposição da Justiça Federal, visto tratar-se da prática de crime de tráfico internacional de drogas.