Cerca de meia tonelada de maconha e cinco mil mudas da droga foram apreendidas pela Polícia Militar (PM) em Maués (a 276 quilômetros a sudeste de Manaus), em uma operação de combate ao narcotráfico que teve início no último sábado.
A primeira apreensão, realizada por volta do meio-dia de domingo, ocorreu em uma plantação nas margens do rio Paraconi. Em um terreno de 100 metros de comprimento por 20 metros de largura, a polícia encontrou aproximadamente cinco mil mudas de maconha, com cerca de 30 centímetros cada muda.
A equipe, comandada pelo capitão Francinei Bó, chegou ao local de barco. Segundo a polícia, ao ouvir o barulho da embarcação, as pessoas que estavam no local fugiram para a mata.
A segunda apreensão foi no paraná do rio Urariá, na madrugada de ontem. Nos fundos de uma fazenda, os policiais militares encontraram três locais de plantio de maconha, com pés de um metro a um metro e meio.
De acordo com os policiais, a maconha encontrada na fazenda já estava entrando na fase de colheita. Assim como no rio Paraconi, ninguém foi preso.
A PM repassou os nomes dos responsáveis pelos terrenos em que as plantações foram encontradas à Polícia Civil e o delegado do município deverá pedir a prisão preventiva deles à Justiça.