A Polícia Federal (PF) prendeu no final da tarde de ontem quatro suspeitos de terem assaltado o Banco do Brasil da cidade de Rorainópolis em Roraima. Raimundo Costa Silva Filho, Edson Silva Bitenourt, Sebastião Lopes da Silva e Luís Vieira da Rocha foram presos quando tentaram passar na barreira policial na BR-174 em direção a Manaus em um veiculo F-250.
Ao abordar o veículo, os policiais encontraram com os suspeitos R$ 506 mil em dinheiro, além de seis barras de ouro (em formato artesanal), que pesam cerca de meio quilo cada, totalizando três quilos de ouro.
A agência do Banco do Brasil foi assaltada ontem em Rorainópolis por volta de 9h30, logo que iniciou o atendimento ao público. Os policiais daquela cidade comunicaram imediatamente os municípios vizinhos para evitar que os assaltantes fugissem pela estrada.
Na sede da PF em Manaus, os suspeitos disseram que o dinheiro era proveniente de garimpo. Informaram ainda que não conheciam o motorista do veículo (Sebastião) e que só tinham pego uma carona com o mesmo nas proximidades da reserva Jundiá, porque o caminhão baú em que estavam havia quebrado na estrada.
Como o ouro encontrado estava ainda em formato artesanal, ou seja, não estava lapidado e sem nenhum logotipo de banco ou casa especializada no tratamento do metal, a versão de que o dinheiro viera de um garimpo fazia sentido.
Os policiais também localizaram o caminhão baú quebrado na estrada, mas ao abrirem o baú, constataram que havia um veículo pequeno guardado (ou escondido) dentro. Outro fator que levou a PF a acreditar no envolvimento dos suspeitos com o assalto foi haver cintas do Banco do Brasil entre os maços de notas encontradas com os suspeitos.
A PF encaminhou o dinheiro para a Caixa Econômica Federal para ser guardadoa em uma conta transitória até que os fatos sejam esclarecidos. Os suspeitos ficaram detidos na sede da policia, onde devem permanecer ate o final das investigações. (FM)