Uma operação realizada pelo Centro de Inteligência da Polícia Militar do estado de Rondônia, Companhia de Operações Especiais e a Inteligência da Polícia Federal prendeu por volta das 21 horas, de quarta-feira, o foragido da Justiça desde o último dia 11, Francisco Xavier Pinheiro, vulgo Chicão, que também é apontado como um dos principais chefes de bando. Ele é acusado de ter cometido o homicídio de um Policial Militar em Ji-Paraná e vários outros crimes envolvendo entorpecentes, assaltos e lesões corporais em uma mulher durante um assalto. “Chicão” estava foragido desde 11 de julho de 2006.
O criminoso é mais um integrante da quadrilha composta entre outros, pelo homicida e assaltante Antônio Silva de Oliveira, o “Gordo”, André Ricardo Xavier Pinheiro e o também fugitivo Dário Carlos de Lima. Este último foi baleado por “Chicão” num acerto de contas e um breve estará junto com o comparsa no Presídio.
Francisco Xavier não reagiu à prisão e se entregou justamente com o condutor do veículo corsa sedan branco que estava sendo conduzido pelo ex-presidiário Rubens Azevedo Rodrigues. Além dos dois, estavam no veículo à companheira de “Chicão” e o filho do casal de apenas dois anos de idade.
Na Delegacia Central, Rubens, que antes dizia que Francisco tinha ameaçado para que ele conduzisse o veículo, mudou a sua versão e disse que havia aceitado dar carona para “Chicão” a pedido de um amigo chamado Josimar. No momento em que os acusados eram recolhidos à carceragem, policiais encontraram certa quantidade de maconha escondida nas vestes de “Chicão” e também foram enquadrados por posse de entorpecente. Rubens Azevedo já foi sentenciado por estelionato e responde processo por assalto.