Uma carta manuscrita com teor desesperado de pedido de ajuda, de uma adolescente de 13 anos, levou a Polícia Civil a prender em flagrante o agricultor José Rodrigues dos Santos, 40. A prisão aconteceu na localidade de Samaúma, Município de Mucajaí, cerca de 100 quilômetros de Boa Vista.
Na carta, a menina revelou que o pai tentou abusar sexualmente dela e que, não aceitando a condição, a menina foi espancada brutalmente. Ela contou que, após o episódio, desconfiou que a irmã mais velha de 15 anos sofria abusos sexuais do pai e a pressionou a dizer o que estava acontecendo.
“Minha irmã confessou que apanhava para manter relações sexuais com ele e eu resolvi escrever a carta e entregar para um vizinho levar à polícia”, contou. A jovem revelou inclusive que o pai era violento, tinha armas em casa e que poderia reagir.
PRISÃO - A delegada de Polícia do Interior, Haydée Magalhães, contou que a carta chegou às 22h de domingo, 08, e que foi montada uma operação unindo várias delegacias do interior até a prisão do agricultor ontem. Mesmo com a ação da polícia, José ainda conseguiu, na tarde de domingo, violentar novamente a filha de 15 anos.
“A filha mais nova foi quem resolveu agir e pedir ajuda, porque não compactuava com o que o pai fazia. Como ele tentou violentá-la, desconfiou que a irmã sofria abusos e ficava calada por temer algo mais grave. Inclusive a própria mãe, que está viajando há um mês para o Maranhão, é vítima de violência doméstica. Partiu desta garota a atitude de pedir ajuda da polícia, pois, segundo ela, não tinha como viver com o pai, passando por esses horrores”, contou a delegada.
O acusado foi preso pela polícia na roça e estava em posse de um terçado e reagiu à prisão, mas acabou sendo imobilizado. Na casa dele as próprias adolescentes abusadas entregaram as armas utilizadas pelo pai, usadas para ameaçá-las de morte.
A polícia apreendeu um rifle calibre 44 de uso restrito e um rifle Puma calibre 38. O agricultor foi autuado em flagrante em três crimes: posse irregular e posse ilegal de armas de fogo, tentativa de estupro com violência presumida contra a menina de 13 anos e estupro qualificado contra menina de 15 anos. O agricultor negou que violentava as filhas, alegando que elas estavam revoltadas porque as obrigava a trabalhar.
CARTA - O delegado-geral Têndeles Barros disse que a carta da jovem foi fundamental para a prisão do pai das adolescentes. “Nos causa repulsa pelo fato dele ser pai biológico das meninas. Roraima é o 1º lugar em registro de crimes sexuais e temos que combater esse índice”, disse.
CONSELHO - O Conselho Tutelar de Alto Alegre foi acionado. Os dois garotos, irmãos das adolescentes de 09 e 10 anos, ficaram sob a guarda de uma vizinha, que assinou termo de responsabilidade.
As duas adolescentes foram encaminhadas à Delegacia de Defesa da Mulher. Elas receberam pílula do dia seguinte para evitar uma gravidez (no caso da mais velha que foi confirmada a violência sexual) e prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DST), além de atendimento psicossocial pelo Projeto Sentinela.
A jovem de 15 anos foi submetida a exame de conjunção carnal pelo Instituto de Medicina Legal (IML). A polícia está aguardando a chegada da mãe das adolescentes, que está viajando para o Maranhão, para comunicar os fatos e entregar as filhas.