O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tenente-coronel Evilásio Sena, firmou compromissos de oferecer segurança diuturnamente para a população de Nova Mamoré, durante negociação da liberação da BR-425, ocorrida dia 12, naquele município.
A população de Nova Mamoré protestava pacificamente devido à revolta causada pela morte do madeireiro Reinaldo Ferreira Quadra, 50 anos. Após negociação com as autoridades da Segurança Pública, a comunidade deu seu voto de credibilidade ao Governo de Rondônia e liberou o acesso para Guajará-Mirim. Mesmo assim, prometeram fechar novamente a BR-425 se os compromissos firmados não forem efetivados.
A população do município agora terá o efetivo reforçado de imediato e mais uma viatura será disponibilizada para dar suporte às operações policiais. De acordo com o secretário, agora serão 40 policiais, o que representa o dobro do efetivo. Além disso, Nova Mamoré contará também com uma Companhia da Polícia Militar, antes o município contava com um Pelotão.
Para garantir segurança, o Governo de Rondônia, deslocou o Grupo de Investigação e Captura (GIC), o serviço de inteligência da Polícia Militar e a Companhia de Operações Especiais (COE) para realizar operações policiais constantes, com abordagens rotineiras. Segundo Sena, a polícia será ofensiva para garantir segurança nas 24 horas do dia.
O secretário ainda prometeu retornar após 30 dias ao município para realizar uma Audiência Pública, com o objetivo de discutir as ações de segurança e avaliar os resultados das operações que serão realizadas de agora em diante.
A colaboração da população também foi um pedido do secretário. Para Sena, é fundamental que a população denuncie qualquer atitude suspeita e a presença de pessoas estranhas na comunidade, para que a polícia possa melhor atuar. "Vamos dar uma resposta à altura para que a população de Nova Mamoré possa viver com dignidade, a onda de violência no município vai acabar", prometeu enfaticamente.
Sobre a situação dos marginais que cometem delitos e depois fogem para a Bolívia, o secretário disse que será criado o Grupo Especial de Fronteira, sendo uma Unidade Especial de Fronteira instalada no município, desta forma, a polícia terá total controle das fronteiras.
O coordenador da Sesdec, Cezzar Pizzano, foi categórico ao garantir que a palavra de ordem agora é: "polícia na rua e bandido na cadeia". Pizzano, que já trabalhou no município afirmou que a população de Nova Mamoré é composta por pessoas do bem e pediu o apoio da comunidade para que juntos, polícia e comunidade, possam acabar de uma vez por todas com a violência que assola a região.