A Polícia Federal divulgou a poucos instantes a lista dos presos durante a operação Titanic em Rondônia. Os presos são:
- Edcarlos Tibúrcio Pinheiro (auditor da Receita Federal);
- Ronaldo Benevides dos Santos (funcionário da TAG - empresa utilizada no esquema);
- Reginaldo Moreira (funcionários da TAG)
- Alessandro Cassol Zobott (sobrinho do governador);
- Mário Calixto Filho ( empresário dono do jornal O Estadão do Norte)
- Ivo Cassol Júnior (filho do governador Ivo Cassol)
Os mandados de prisão foram expedidos pelo juiz federal da 1ª Vara Criminal do Espírito Santo.
A investigação, iniciada há um ano, revelou a participação de servidores públicos, empresas exportadoras sediadas no Canadá e Estados Unidos, uma empresa importadora do Espírito Santo, despachantes e intermediários. Em dois anos foram importados mais de R$ 21 milhões em carros de alto luxo. Apenas em 2007, aproximadamente 190 veículos chegaram ao Brasil de forma fraudulenta.
Estima-se em mais de R$ 7 milhões o prejuízo com a falta de pagamento dos tributos, sem considerar o acréscimo de multa e juros.
Entre os modelos importados estão Ferraris, Lamborghinis, Porsche, Nissan Infiniti, entre outros. Houve também importação fraudulenta de mais de 50 motos de luxo.
Foram mobilizados 160 policiais federais e oito auditores da Receita Federal para cumprir 54 mandados de busca e apreensão e cerca de 20 mandados de prisão nos Estados do Espírito Santo, Rondônia, São Paulo e Minas Gerais.
Os presos responderão por evasão de divisas, crime contra a ordem tributária e contra o sistema financeiro nacional, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, entre outros.
Se condenados, os responsáveis podem pegar mais de 30 anos de prisão.