MANAUS - Estudo realizado no ano passado pelo pesquisador Antônio Gelson Nascimento, faz um dos mapas mais completos dos homicídios em Manaus. Com dados de 2001 a 2005, ele faz análises da caracterização dos homicídios e de sua espacialização, dos diferenciais socioeconômicos e demográficos das vítimas.
*O estudo constata que a maioria dos homicídios acontece nas regiões mais pobres da cidade, onde há menos abastecimento de água, saneamento básico, iluminação pública, educação, emprego e renda. As partes com piores indicadores apresentam taxas de mortalidade por homicídio mais altas.
*O trabalho evidencia para Manaus o que muitos estudos constantemente vêm relatando para outras cidades do Brasil e do mundo: a maior quantidade de vítimas de homicídios é encontrada entre jovens adultos do sexo masculino.
*As zonas Leste e Sul foram responsáveis por metade dos homicídios ocorridos, enquanto as zonas Oeste e Norte concentraram um quarto das mortes e as zonas Centro-Sul e Centro-Oeste apresentaram as menores incidências.