Fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) apreenderam 80 metros cúbicos de madeira em Novo Airão. A ação faz parte da operação “Arrastão”, deflagrada no dia 28 de fevereiro nos município de Manacapuru, Iranduba e Novo Airão, que já acumula um total de 310 metros cúbicos de madeira apreendida desde o seu início.
A operação “Arrastão” tem como base denúncias feitas por meio da “Linha Verde” do Ipaam (0800-280-8283). Os fiscais apreenderam 40 metros cúbicos de madeira em pranchas e mais 40 de madeira em toras no Km 15 da estrada que liga Novo Airão a Manacapuru, no Ramal do Madeireiro.
O Ipaam também realiza a operação “Pente Fino” ao longo das rodovias AM-010 e BR-174 para combater desmatamentos ilegais que ocorrem nas margens destas vias ou em ramais.
Desmatamentos suspeitos
Os técnicos do laboratório de geoprocessamento do Ipaam identificaram cerca de 20 desmatamentos suspeitos tanto na rodovia estadual quanto da BR-174, no trecho entre Manaus e Presidente Figueiredo. “Iremos checar um a um se os desmatamentos identificados são ilegais”, diz Rosivana Pereira. As duas operações do Ipaam não têm previsão para terminar.