MANAUS - A equipe brasileira de apoio do Amazon Swim 2007, que vai dar suporte técnico e médico ao nadador esloveno Martin Strel, embarcou ontem de Manaus para Tabatinga (a 1.108 quilômetros da capital). Strel, que tenta bater um novo recorde ao atravessar a nado toda a extensão do rio Amazonas, deve chegar no dia 23 deste mês ao município, que faz parte dos quatro pontos do trajeto completo da travessia na região amazônica.
*Desde o dia 1º deste mês o nadador começou o desafio, saindo de Atalaya, no Peru. Strel passará também por Manaus e Parintins antes de chegar ao destino final da maratona, que é Belém (PA). O trajeto é de 5.430 km, que ainda pode durar mais 45 dias. Strel pretendia bater o recorde ao concluir o percurso em 70 dias.
*Com a utilização de um barco maior para o apoio, o Cassiquiari, equipado com tecnologia de última geração para transmissão de dados e imagens via internet, e um menor batizado de Amazon Swim 1 para monitoramento e filmagens do nadador em ação na água, a equipe da IIN Tecnologias, principal organizadora do projeto, transmitirá via satélite para emissoras do País e do exterior, e em tempo real pela internet.
*“Ele (Martin Strel) tem nadado uma média de 110 quilômetros por dia. Sendo que já percorreu mil quilômetros em dez dias. Ou seja, está bem adiantado no cronograma e pode chegar a Belém antes do previsto”, disse o gerente-geral da IIN Tecnologias, André Luiz Souza.