*Pente fino
*Desde o início da semana, logo após o conflito ocorrido na Casa de Detenção José Mário Alves da Silva (Urso Branco) entre presos rivais, com o saldo de uma morte e seis feridos, a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAPEN) está realizando uma grande operação de pente fino na Unidade Prisional. Na recontagem dos presos, foi constatada a ausência de oito apenados. Por conta disso, a SEAPEN tomou medidas administrativas, como a exoneração da Direção, e práticas, sendo a operação em conjunto com a Polícia Militar, para manter a ordem e o controle. Na revista foram encontrados alguns aparelhos celulares, chunchos, entorpecentes e outros objetos proibidos no interior das celas.
*Isolamento
*O Gerente do Sistema Penitenciário, Luiz Pereira, está coordenando toda a operação de isolamento das lideranças na referida Casa de Detenção. Ele informou que esta medida é necessária para o completo controle do Estado sobre a Unidade.
*Mutirão
*Agora é a vez da Penitenciária Edvan Mariano Rosendo (Urso Panda) receber o Mutirão da Vara de Execuções Penais (VEP) em conjunto com a SEAPEN. O atendimento aos 272 apenados começou ontem (03), onde 51 já receberam benefícios diretos da justiça rápida. Em paralelo, a Secretaria promove o atendimento médico e a vacinação, e também a expedição de documentos junto com a Polícia Civil. O juiz titular da VEP, Sérgio William Teixeira Domingues, e o diretor da Unidade, Elson Aparecido, participam de todas as atividades.
*Brinquedoteca
*O espaço da Brinquedoteca na Casa de Detenção da Capital vem ganhando cada vez mais destaque na Unidade por sua funcionalidade. Além de fazer o atendimento aos filhos dos detentos, a Brinquedoteca também tem servido de oficina para os presos fazerem artesanatos e outros trabalhos laborais. Atividades como atendimento médico, odontológico, vacinação, reunião da Corte Interamericana de Direitos Humanos, confraternização de funcionários e várias outras já utilizaram este espaço lúdico da prisão. O coordenador e pedagogo, Luiz Carlos, informou que o objetivo é criar brinquedotecas nas principais Unidades Prisionais do Estado.
*Grupo Tático
*A SEAPEN está formando um grupo de elite de agentes penitenciários. Os agentes já foram selecionados e, em breve, receberão treinamento tático especializado. O grupo deverá agir em situações especiais como intervenções em momentos de crise, revistas e escolta. A classe aprovou a idéia.