Rondônia contará com sistema que integrará polícias do Amazonas, Acre e Mato Grosso
*Foto/legenda:
*Alberto Molina: presidente da comissão encarregada de integrar a comunicação entre as polícias
*
*Com o objetivo de fechar ainda mais o cerco aos bandidos que atuam na Região Norte do País, o Governo de Rondônia, através da Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania, estará firmando convênio com os estados do Amazonas, Acre e Mato Grosso, para implantar um sistema integrado de comunicação via-rádio para possibilitar maior mobilidade nas ações policiais. A informação foi prestada nesta terça-feira pelo servidor Alberto Molina, indicado pelo secretário Paulo Moraes para presidir a comissão encarregada de implantar o sistema.
*Segundo Molina, no caso do Amazonas, a comunicação interligará a cidade de Humaitá a Porto Velho, através de torres repetidoras de rádio, extinguindo a falha de comunicação que impera hoje no trecho da BR-319, numa extensão de 200 km. "Por estarmos mais próximos de Humaitá, esse serviço vai ajudar em muito. Em caso de uma ação de urgência, as polícias do Amazonas e de Rondônia estarão interligadas por esse sistema e poderão comunicar-se sem probloemas. Com isso, nossas ações em busca de bandidos serão intensificadas. Não perderemos tanto tempo como ocorre hoje", afirmou.
*Já na integração com o Acre, o serviço de comunicação vai cobrir a área entre a Extrema, em Rondônia, e o Posto da Tucandeira, no Acre. A mesma coisa vai acontecer com o Mato Grosso.
*Na semana passada, a comissão de Rondônia esteve em Manaus, tratando da implantação do serviço. Na próxima semana, técnicos do Amazonas estarão em Porto Velho para percorrerem o trecho da BR-319, entre Porto Velho e Humaitá, demarcando os locais de construção das torres.
*Com o estado do Mato Grosso, segundo Molina, os negócios estão mais avançados. Molina preside a comissão composta pelo capitão Flávio Poester, pelo agente de polícia Maurício Xavier e o cabo PM Agenilton. Nesta semana, a comissão estará fazendo um relatório ao secretário Paulo Moraes sobre o andamento dos serviços.