A cúpula da segurança pública do Departamento do Pando, na Bolívia, reuniu-se quarta-feira com o secretário de Segurança do Acre, Antonio Monteiro, a quem foi apresentado alguns resultados das ações de enfrentamento à criminalidade na região. Nas últimas semanas, três veículos brasileiros foram recuperados pela Guarda Nacional da Bolívia e houve intensificação do combate à exploração sexual de adolescentes e ao tráfico de drogas, segundo informou o secretário de Segurança do Pando, Gerardo Lima. "Nosso trabalho tem de atender à segurança dos povos dos três países que fazem fronteira, Brasil, Peru e Bolívia, que vivem juntos, na mesma região", disse Lima.
*Monteiro reafirmou o compromisso já estabelecido pelo governo do Acre em adotar todos os mecanismos possíveis para o combate aos ilícitos na fronteira. No ano passado, o secretário coordenou um evento em Cobija, capital do Pando, que serviu para abertura das negociações de um projeto de integração capaz de enfrentar as questões de segurança na fronteira. "O Estado do Acre já desenvolve um trabalho forte nessa área e com as parcerias ele será intensificado para dar mais segurança aos povos desta região", disse Monteiro.
*Ao apresentar os documentos dos veículos recuperados, o Pando demonstra o esforço de seu novo governo em enfrentar as quadrilhas especializadas em ingressar na Bolívia com carros roubados no Brasil. Ali, os veículos são geralmente trocados por drogas e passam por um processo de descaracterização. A taxa de recuperação desses veículos era baixa mas o coronel José Luiz Centellas, comandante geral da Guarda Nacional da Bolívia, garantiu que o combate a esse crime será intenso. "Nossa missão é atacar a criminalidade", resumiu Centellas.
*Novo encontro entre as autoridades de segurança do Acre, Pando e Madre Dios, no Peru, deve ser realizado nos próximos dias em Cobija. Há uma busca por soluções práticas em favor da segurança coletiva.
*Trânsito - A questão do trânsito nas fronteiras - cada vez mais intenso devido às obras de integração, como as pontes entre Brasiléia e Cobija, e Assis Brasil e Iñapari, e a Estrada do Pacífico - também foi apresentada por Gerardo Lima como tema fundamental nas discussões relativas à segurança de fronteira.
*Além de Centellas, Lima se fazia acompanhar do capitão Bernardo Isnado, chefe do Diprove, o órgão que cuida da questão do trânsito e combate ao roubo de veículos no Pando; e do tenente Reynaldo Aguilar Solares, chefe do Corpo de Bombeiros.
*Após reunir-se com Monteiro, as autoridades bolivianas seguiram para o gabinete do coronel Francisco Jardim, comandante do Corpo de Bombeiros do Acre e à sede da Superintendência da Polícia Federal para manter a discussão sobre segurança na fronteira.