Quase 200 presos deverão ter pena progredida nesta quarta

Quase 200 presos deverão ter pena progredida nesta quarta

Quase 200 presos deverão ter pena progredida nesta quarta

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Servidores da Vara de Execuções Penais da comarca de Porto Velho continuam realizando o mutirão para análise dos 1500 processos de presos por crime hediondo, com o objetivo de verificar os que preenchem todos os requisitos para obtenção da progressão da pena, de acordo com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal que modificou a lei de crimes hediondos. *Ao todo, 190 presos serão beneficiados nesta quarta-feira (22). O Juiz Sérgio William deve estar deferindo o pedido de progressão de 75 apenados da Penitenciária Ênio Pinheiro que vão para o regime aberto, ou seja, vão cumprir prisão domiciliar. Outros 50 presos do regime fechado serão beneficiados e vão cumprir o semi-aberto na Colônia Penal. *De acordo com o escrivão judicial Antoninho Santana de Lima, 13 detentos do Urso Branco vão ter progressão para o regime aberto e 52 para o semi-aberto. Desde a recente decisão do STF, 112 presos já tiveram a pena progredida em Porto Velho. *O juiz Sérgio William ressalta que a decisão não implica na concessão automática de benefícios a presos por crime hediondo. “Uma série de critérios são analisados. Primeiro, a data em que o preso passa a ter direito ao benefício, segundo, o apenado não pode estar respondendo, como réu preso, por nenhum outro crime e por último é analisada a Certidão Carcerária do detento, onde constam informações sobre o comportamento dosmesmos”, explica o magistrado. *Decisão do Supremo *Em decisão polêmica e apertada, por seis votos a cinco, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, no início do mês de março, a inconstitucionalidade do parágrafo 1º do artigo 2º da Lei 8.072/90 que proibia a progressão de regime de cumprimento de pena nos crimes hediondos, ou seja, o artigo da Lei de Crimes Hediondos que vetava a progressão aos autores de delitos considerados graves foi derrubado. *Agora, os presos por esses crimes podem requerer a transferência para o regime semi-aberto e até para o aberto, após o cumprimento de um sexto da pena. Antes da decisão do STF, somente os condenados por crimes menos graves tinham essa garantia. *Os crimes considerados hediondos são: homicídio qualificado, latrocínio, extorsão qualificada pela morte, extorsão mediante seqüestro, estupro, atentado violento ao pudor, epidemia com resultado de morte, falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais e genocídio.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS