PORTO VELHO: MP expede recomendação para regularização de serviço de exame laboratorial

A medida leva em consideração Investigação Preliminar instaurada pelo MP, em que se comprova que o Município vem descartando amostras de sangue coletadas em unidades de saúde

PORTO VELHO: MP expede recomendação para regularização de serviço de exame laboratorial

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça da Saúde, expediu recomendação ao Prefeito de Porto Velho e à Secretária Municipal de Saúde, visando à regularização na prestação do serviço de exame laboratorial, realizado pelo Município de Porto Velho.



Proposta pela Promotora de Justiça Emília Oiye, a medida leva em consideração Investigação Preliminar instaurada pelo MP, em que se comprova que o Município de Porto Velho vem descartando amostras de sangue coletadas em unidades de saúde da Capital, ocasionando prejuízo irreparável à saúde e vida dos pacientes.



Na recomendação, o MP orienta que sejam adotadas providências para que seja regularizada a aquisição de insumos laboratoriais, garantindo-se a continuidade do serviço, bem como envidados esforços no sentido de finalizar processo licitatório, uma vez que, desde o início de 2017, há expectativa para a aquisição dos produtos.



O Ministério Público também instrui que seja evitada a coleta de sangue dos usuários, quando houver previsão de falta de insumos, considerando a existência de prazos para a realização do procedimento, a partir da coleta e, ainda, que realize a devida informação à sociedade sobre a eventual suspensão da coleta, da necessidade de retorno à unidade de saúde para a nova coleta e da eventual regularização do serviço.



O MP esclarece que a emissão da Notificação Recomendatória nº 001/2018 – 7ª PJ não afasta a apuração da responsabilidade sobre a demora na aquisição dos insumos, o que ocasionou o descarte de grande quantidade de produto colhido dos usuários, gerando prejuízo à saúde e, consequentemente, dano moral coletivo.
 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS