SINAPSES: Inteligência Artificial desenvolvida pelo TJRO pode revolucionar o Judiciário

Projetado para atender qualquer tribunal, o sistema em funcionamento desde fevereiro, já apresenta mostras do seu potencial

SINAPSES: Inteligência Artificial desenvolvida pelo TJRO pode revolucionar o Judiciário

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Sinapses, este é o nome do sistema que faz uso de redes neurais, desenvolvido por Analistas do Tribunal de Justiça de Rondônia, com potencial para revolucionar o Judiciário brasileiro. Projetado para atender qualquer tribunal, o sistema em funcionamento desde fevereiro, já apresenta mostras do seu potencial.

 

A agilidade processual do Judiciário rondoniense, por meio de inovações tecnológicas, meta principal da gestão do desembargador Walter Waltenberg, presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, conta agora com a aplicação da Inteligência Artificial – IA, uma ferramenta que, entre tantas funcionalidades, é capaz de definir o movimento processual adequado, conforme a produção do texto.

 

Em fevereiro deste ano, o Núcleo de Inteligência Artificial, formado pelos analistas Alcides Fernando, Pablo Moreira e Mikaell Araújo, criou o primeiro produto com aplicação no processo para definir o tipo de movimento do magistrado, utilizado no âmbito do TJRO.

 

Dois robôs foram criados com o uso da Inteligência Artificial. Os nomes Sinapses e Cranium são em alusão ao processo cognitivo humano e pelo fato das tecnologias fazerem uso de Redes Neurais Artificiais no processo de aprendizagem e predição (capacidade de antecipar o que será utilizado no sistema ou texto).

 

A arquitetura dos dois robôs foi pensada de maneira que eles possam ser utilizados para qualquer finalidade, necessitando apenas que modelos de aprendizado sejam inseridos em sua base, dando, assim, a capacidade de predição de cada assunto ou área específica, indo além da área judiciária e possibilitando o seu uso também na área administrativa (SEI, RH, Licitação).

 

Os modelos preditivos em uso atual e futuro pelo PJRO podem, de forma transparente, ser usufruídos por outros tribunais, independentemente do sistema judiciário que façam uso e sem necessidade de investimento em infraestrutura ou novos sistemas, visto que podem ser consumidos de forma nativa, por meio das APIs disponibilizadas pelo Sinapses.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS