SUSPEIÇÃO - Processo de seleção de alunos do colégio Tiradentes é investigado

Mas a investigação anda a passo de tartaruga, graças a interferência de politicos

SUSPEIÇÃO - Processo de seleção de alunos do colégio Tiradentes é investigado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Saber que seu filho está recebendo ume educação de qualidade em instituição de renome e ainda por cima pública, é certamente um desejo de qualquer pai ou mãe cidadão do município de Porto Velho, capital de Rondônia.

Esse é o caso do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM, instituição de ensino de alto padrão pedagógico e inúmeras referencias de alunos bem-sucedidos em suas carreiras profissionais.

Para ingressar nessa instituição, que é coordenada pela Polícia Militar do estado de Rondônia – PMRO, existem duas alternativas, ser filho de policial militar ou ser aprovado em um processo seletivo disputado por jovens estudantes desejosos por uma preparação escolar de excelência.

Poucas são as vagas que ficam disponíveis nesse processo seletivo, frente ao número de candidatos a concorrência chega próximo à mesma dificuldade de ingresso à alguns dos mais disputados cursos da Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

Com todos os procedimentos regidos por legislação militar, a confiança na lisura desse processo seletivo sempre foi irrestrita, porém uma denúncia impetrada no Ministério Público de Rondônia – MP-RO, pela mãe de um candidato que ficou na oitava colocação do certame colocou em cheque os critérios de seleção.

Na denúncia, a mãe aponta que seu filho foi lesado, pois mesmo ficando entre as dez melhores notas, não conseguiu vaga no CTPM, ao tempo em que uma candidata que ficou na 198º colocação, espantosamente conseguiu ser convocada para a escola militar.

Ao procurar a direção da instituição, composta por oficiais militares, a mãe foi informada que um erro havia ocorrido e que seu filho poderia entrar na escola no início do segundo bimestre, ou seja, o jovem havia sido lesado em um bimestre.

A mãe do estudante ainda afirmou que essa medida apenas foi tomada pela direção do CTPM após ela ameaçar procurar seus direitos no MP-RO. Mas nada foi resolvido até hoje.

O caso chegou até a Corregedoria da PM/RO, que através de portaria nº 119  do Departamento de Apuratórios, instaurou sindicância para averiguar se houve alguma ação de favorecimento ou corrupção no procedimento do processo de seleção de novos estudantes.

Datado de abril de 2017, o inquérito reporta que pelo menos 13 alunos teriam sido beneficiados por fraude no processo de admissão, tanto no sorteio, como no processo seletivo. Com prazo de conclusão de 30 dias, deveria em maio ter sido concluido. Mas a investigação anda a passo de tartaruga, graças a interferência de politicos que usam de artimanhas para seus flhos entrarem na reconhecdia escola

CTPM DE Jacy – Paraná passa por inspeção da vigilância sanitária e tem alvará negado

Novos fatos revelam que o Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Jaci Paraná, que ontem foi denunciado por estar trabalhando na clandestinidade, de forma ilegal, sem a devida autorização do Conselho Estadual de Educação, também não possui autorização da Vigilância Sanitária do Município de Porto Velho para funcionar como escola.

@VEJAMAIS

Conforme apurado nos autos número 08-09349/0800 que tramitou na Semusa, o CTPM recebeu inspeção no dia 17 de março deste ano e foi considerado pelos técnicos Sanitaristas como NÃO APTO a receber o Alvará da Vigilância Sanitária. O processo foi arquivado sem qualquer manifestação do CTPM.

Não é descartada a interdição do local por falta de condições de atendimento ao público. Ministério Público também deve apurar os fatos.

A Vigilância Sanitária promove e protege a saúde da população, com ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, no caso, dos alunos, servidores e circunvizinhança. Atualmente a situação do CTPM é alarmante devido as várias irregularidades.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS