MP, Judiciário e Defensoria propõem criação de unidade autônoma

A reunião contou com a participação do Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Éverson Antônio Pini, um dos articuladores da proposta

MP, Judiciário e Defensoria propõem criação de unidade autônoma

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em reunião nesta segunda-feira, dia 15 de maio, no Palácio do Governo do Estado de Rondônia, O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça da Infância, Juizado da Infância e Juventude e Defensoria Pública propuseram ao governador do Estado a criação de uma unidade administrativa autônoma para atender exclusivamente o sistema socioeducativo (meio fechado e semiliberdade) que hoje é subordinado à Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

A reunião contou com a participação do Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Éverson Antônio Pini, um dos articuladores da proposta. O governador concordou com a criação de uma Fundação, com independência e sem vinculação política para cuidar do sistema socioeducativo (meio fechado e semiliberdade).

O Estado conta com aproximadamente 11.000 presos, tendo, em contrapartida, apenas aproximadamente 300 adolescentes internados. “Já de plano se verifica que a dedicação à solução dos problemas fica adstrito ao sistema prisional, sendo a socioeducação deixada em segundo plano”, avalia o Promotor de Justiça Éverson Antônio Pini.

 

Os estudos para criação da Fundação estão avançados e nesta terça-feira,16 de maio, uma nova reunião será realizada para definir alguns detalhes para criação da nova unidade. Para o Promotor de Justiça Éverson Antônio Pini, a criação de uma unidade autônoma para cuidar do sistema socioeducativo (meio fechado, e semiliberdade) será um grande avanço. “È inaceitável o atual sistema, na qual socioeducadores e agentes penitenciários trabalham em uma estrutura única”, ressalta Éverson Pini.

 

Também estiveram presentes à reunião o Juiz da Infância e Juventude, Marcelo Tramontin; o Defensor Público Victor Hugo; o Chefe da Casa Civil Emerson Castro; Secretário de Estado da Justiça, Marcos Rocha; a subsecretária de Justiça, Sirlene Bastos e a Superintendente de Assuntos Estratégicos, Rosana Cristina Vieira de Souza.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS