Autoescola acusada de falsificar endereço de aluno é descredenciada do Detran RO

Autoescola acusada de falsificar endereço de aluno é descredenciada do Detran RO

Autoescola acusada de falsificar endereço de aluno é descredenciada do Detran RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma autoescola e despachante de Porto Velho foi descredenciada do Departamento de Trânsito de Rondônia – Detran RO, sob a acusação de falsificar o endereço de seus alunos em processo de formação de condutores de veículos. O caso foi julgado pela 2ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça de Rondônia, que manteve a cassação da concessão, antes, determinada pelo Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Velho.

Consta no voto do relator, desembargador Renato Martins Mimessi, que a autoescola se utilizava de um só comprovante de endereço para vários candidatos à CNH.

A autoescola alegou que a notificação da Corregedoria do Detran prejudicou a sua defesa por falta de clareza sobre o horário da audiência de seu interrogatório. Em exame preliminar, o relator rejeitou essa alegação da defesa. Para ele, foi garantido à parte o exercício amplo do direito de defesa, ao contrário do alegado pela defesa.

Com relação ao mérito, embora a defesa tenha alegado que a documentação falsa foi ato de uma funcionária da autoescola, isso foi considerado irrelevante para afastar a culpa derivada da omissão do gestor, uma vez que esse tem o dever de fiscalizar o processo, assim como a documentação essencial para obtenção da CNH.

Para o relator, não há dúvidas de que a falsificação do comprovante de endereço falso foi com a intenção de prejudicar o procedimento administrativo com atos lesivos à administração pública. Por outro lado, não se trata de mera irregularidade formal, o caso além de prejudicar a imagem da instituição de trânsito, retira a fidelidade das informações armazenadas em seus arquivos, que podem ser prestadas a outros entes, especialmente aos órgãos de segurança pública.

Apelação Cível n. 0024599-60.2013.8.22.0001 foi julgada nessa segunda-feira, dia 16, com decisão unânime dos desembargadores da Câmara.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS