Técnica desenvolvida pelo TCE será compartilhada pela Atricon em avaliação dos TCs

Técnica desenvolvida pelo TCE será compartilhada pela Atricon em avaliação dos TCs

Técnica desenvolvida pelo TCE será compartilhada pela Atricon em avaliação dos TCs

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma boa prática utilizada pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) para o controle e monitoramento de sua governança estratégica será aproveitada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) na avaliação nacional, a ser deflagrada no exercício 2015 para os TCs que assinaram o termo de adesão, dentro do projeto denominado Marco de Medição de Desempenho – Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (MMD-QATC).

A ferramenta foi solicitada a partir da apresentação da metodologia usada pela Corte rondoniense, feita pelo secretário de Planejamento do TCE-RO, Juscelino Vieira, na última quarta-feira (17), no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF), ao grupo de trabalho (GT) da Atricon responsável pelo Marco de Medição, o qual é composto por conselheiros e técnicos de diversos TCs, entre eles, o conselheiro do TCE de Rondônia, Edílson de Sousa Silva.

Durante a apresentação, Juscelino Vieira explicou aos integrantes do GT que a ferramenta de medição de desempenho organizacional já é utilizada na Corte de Contas rondoniense para o acompanhamento da execução do Plano Estratégico 2011/15, tendo sido desenvolvida em conjunto com o consultor Tomás Rodriguez, da Associação Brasileira de Orçamento Público (Abop), empresa contratada pelo TCE-RO para o trabalho de monitoramento do Plano Estratégico 11/15.

Disse ainda que a ferramenta passou por adaptações para atender à pesquisa da Atricon, incluindo o modelo de avaliação disponibilizada para 2015. “Além de facilitar o trabalho de monitoramento, essa ferramenta possibilita uma radiografia detalhada da instituição, constituindo-se em um subsídio importante para a Alta Direção, principalmente quanto à tomada de decisões e às adequações necessárias às demandas do trabalho que se pretende implementar, visando à melhoria da qualidade e agilidade dos Tribunais de Contas”, ressaltou Juscelino.

GRÁFICOS

A matriz utilizada pela Corte de Contas rondoniense é composta por uma série de gráficos, entre os quais, um radial que indica a situação da organização frente aos indicadores propostos pela Atricon para 2015, além de um velocímetro, que afere e apresenta a condição institucional do órgão, e um semáforo que traz um diagnóstico completo da situação do Tribunal relativamente aos indicadores da avaliação nacional.

Para seu aproveitamento pela Atricon, dentro do projeto do Marco de Medição de Desempenho, a ferramenta sofrerá uma pequena adaptação, com a inclusão de um campo de avaliação, que apresenta evidências visando respaldar as pontuações dos indicadores. O gerenciamento será todo feito pela Atricon, com suporte técnico do TCE rondoniense.

O levantamento nacional dos TCs, que será realizado pela Atricon em 2015, é composto por um questionário com 27 indicadores, 76 dimensões e 514 critérios. O projeto tem como base metodologia adotada pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai), no Marco de Medição das Entidades Fiscalizadores Superiores (SAI-PMF).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS