A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), em face do acontecimento que ocorreu na Unidade de Internação Masculina Sentenciada I (UIMS I) na noite desta terça-feira (22), que resultou no óbito do interno J.O.X, 15 anos, ocorrido por volta das 19 horas, está tomando medidas imediatas para esclarecimento dos fatos.
Dentre as ações, a secretária da Justiça, Elizete Lima determinou junto à corregedoria da Sejus a instauração de procedimentos para apurar situações administrativas, se houve falha de segurança e, também que toda a assistência social e apoio psicológico sejam prestados à família da vítima.
O adolescente vitimado é filho de Manuel Alves Xavier e Aurilene Bezerra de Oliveira, residentes na cidade de Porto Velho, e veio transferido da unidade de internação provisória no dia 08/10/2013, após ter recebido decisão para cumprimento de medida socioeducativa na UIMS I.
No plantão havia dez socioeducadores, que relataram que estava tudo tranquilo, sem barulhos na unidade, até que foram chamados pelos próprios internos que avisaram sobre o incidente. Ao serem abordados pelos servidores, os suspeitos entregaram um objeto perfurante artesanal (chucho). Pelo relato dos servidores, todo o ato foi cometido com a cumplicidade do grupo de internos que dividiam o mesmo quarto com o adolescente vitimado.
Cabe ainda dizer que de imediato, ao ser verificada a situação, foram acionados o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que constatou o óbito, e a Polícia Militar. A perícia veio ao local e os suspeitos foram levados para a Central de Flagrantes, para prestarem depoimentos.
A direção geral da UIMS I informa que a mais de seis anos não há registro de incidentes como este, desde que as medidas socioeducativas passaram para a administração da Sejus e que todos os procedimentos de apoio psicológico e estrutural para a família esta sendo encaminhado pelo serviço de assistência social e psicológico da unidade de internação.