Testemunha acusa réus por mortes no Urso Branco

Testemunha acusa réus por mortes no Urso Branco

Testemunha acusa réus por mortes no Urso Branco

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Seguirá por todo o dia a sessão de julgamento de três acusados por 12 mortes no presídio Urso Branco, ocorridas em abril de 2004. Após o intervalo para o almoço, os trabalhos foram retomados com o interrogatório de testemunhas, sob a presidência do juiz de Direito Ênio Salvador Vaz. O júri começou nesta segunda-feira, 19, no Fórum Criminal de Porto Velho, no centro da cidade.
Após o sorteio dos sete jurados e a leitura de peças do processo, o destaque desta manhã foi o depoimento de um agente penitenciário, que na época era o diretor da Casa de Detenção José Mário Alves (Urso Branco). Durante as perguntas feitas pelo juiz, promotores, defensores e jurados, ele descreveu a situação do presídio na época dos crimes e reafirmou o que já havia dito à Justiça na fase de instrução processual: dos três réus, a testemunha confirmou nominalmente que dois estavam em cima das caixas d'água, local em que 11, das 12 vítimas foram assassinadas. O outro, apesar de não tê-lo visto, disse saber que era um dos líderes da rebelião.
Segundo a testemunha, em 2004, o presídio, com capacidade para 360 detentos, abrigava mais de 1.200. A sua saída da direção seria uma das reivindicações dos presos durante a rebelião, por conta, segundo ele, de seu rigor quanto à entrada de drogas e à prostituição no interior da unidade. De acordo com o ex-diretor, os presos eram escolhidos entre os demais, amarrados e içados por uma corda até o local da barbárie, de onde os corpos foram jogados de uma altura de cerca de 15 metros.
Estrutura
O Comitê de Segurança do TJRO montou um esquema especial que envolve diversos grupamentos da Polícia Militar. Além disso, o Tribunal de Justiça transmite as sessões de julgamento pela internet e auxilia o trabalho de jornalistas, a exemplo de 2010, no julgamento por outro massacre naquele mesmo presídio. O TJRO foi o primeiro tribunal do Brasil a realizar a transmissão ao vivo de uma sessão de júri popular pela internet. O público pode acessar o link para ver o julgamento na página www.tjro.jus.br, além de acessar a página especial do Caso Urso Branco, sítio em que estão disponibilizadas também as matérias jornalísticas em inglês e espanhol.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS