Presidente da Ameron participa do 8º Encontro da Coordenadoria da Justiça Estadual da AMB

A Campanha Diretas Já no Poder Judiciário tem como objetivo promover eleições diretas para presidência nos tribunais de justiça de todos os estados brasileiros.

Presidente da Ameron participa do 8º Encontro da Coordenadoria da Justiça Estadual da AMB

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em exercício ao cumprimento de agenda, o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), Francisco Borges Ferreira Neto, participou do debate sobre a promoção dos magistrados e da Campanha pelas Diretas Já no Poder Juduciário, temas centrais do oitavo encontro da Coordenadoria da Justiça Estadual da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em Brasília, nesta terça-feira (19).
A Campanha Diretas Já no Poder Judiciário tem como objetivo promover eleições diretas para presidência nos tribunais de justiça de todos os estados brasileiros. O assunto começou a ser debatido no ano passado pela Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (Amarn), Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) e Associação dos Juízes Federais (Ajufe). A medida tem a finalidade de democratizar também as instituições judiciárias do país.
Ainda durante o encontro o presidente da AMB, Nelson Calandra, abordou assuntos referentes a promoção dos magistrados, o restabelecimento do adicional por tempo de serviço e a recomposição dos subsídios. Para alguns magistrados o ingresso na carreira tem perdido competitividade com os demais órgãos ligados à Justiça, o assunto também tem sido alvo de discussão no Supremo Tribunal Federal e vai ficar a cargo do Poder Legislativo definir o futuro do Estatuto da Magistratura assim como a Nova Lei Orgânica dos Magistrados.
A nova resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que trata de patrocínios de eventos da Magistratura também foi abordada. Para o CNJ o patrocínio de empresas privadas para congressos e eventos da magistratura coloca em risco a independência das atividades dos juízes. A AMB e as associações estaduais dos magistrados acreditam que a medida seja desproporcional e que para garantir a independência da justiça deve ser aberta uma discussão sobre o estabelecimento claro de regras que proporcionam ampla transparência sobre a relação patrocinador e patrocinado.
 
 
 
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS