|
Antônio Francelino durante homenagem prestada pela Assembleia em 2012
|
É com pesar, que a Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO) comunica o falecimento do defensor público-geral do Estado aposentado, Antônio Francelino dos Santos, ocorrida por volta das 18 horas desta quarta-feira (23), em Ji-Paraná. Ele foi vítima de um enfarto e encontrava-se internado na UTI do Hospital Cândido Rondon desde a madrugada do último sábado. O corpo está sendo velado na Câmara de Vereadores daquele Município. O funeral está previsto para esta quinta-feira (24).
Antônio Francelino foi defensor público-geral por dois mandatos (2005 -2009) e representou u marco na Defensoria Pública. Foi o terceiro defensor geral a assumir a administração da DPE, quando os seus membros ainda lutavam para que essa instituição fosse reconhecida e valorizada, como determina a lei. Educado, ético e sensível às causas humanitárias, ele costuma afirmar que a Defensoria era a sua vida, pois amava o trabalho que fazia em defesa dos menos favorecidos economicamente.
Reconhecido pelas s ações realizadas ao longo de sua vida como defensor público, foi homenageado por duas vezes. A primeira homenagem foi concedida pela Câmara de Vereadores de Ji-Paraná, em 2010, quando recebeu o título de Cidadão Honorário. A segunda, em 2012, foi feita pela Assembleia Legislativa, que concedeu o título de Honra ao Mérito. Sua vida profissional foi baseada em Ji-Paraná. Em 2002, atuou na comarca de Rolim de Moura, por apenas um ano, retornando a Ji-Paraná