A manutenção da ordem e fiscalização e segurança durante o período eleitoral, com foco especial em possíveis crimes eleitorais e propaganda eleitoral indevida em Machadinho do Oeste foram os assuntos debatidos em reunião realizada no sábado, dia 14 de julho, na sede da Promotoria de Justiça de Machadinho, com a participação da Promotora eleitoral Fernanda Alves Pöppl, do Juiz eleitoral Alex Balmant, do comandante do grupamento da Polícia Militar, tenente Phillipe Rodrigues Menezes, além de policiais civis e militares.
Durante a reunião, Alex Balmant ressaltou a necessidade do apoio dos órgãos de segurança pública no decorrer da campanha eleitoral. O Juiz destacou o empenho em conseguir o apoio da Força Nacional e do Exército Brasileiro para acompanhar as eleições no município, mas ainda sem êxito. Acrescentou que não tem medido esforços parar pedir às autoridades superiores o aumento do efetivo da PM.
A Promotora de Justiça Fernando Alves Pöppl apresentou e fez a distribuição de um resumo das condutas proibidas pela Justiça Eleitoral. Os participantes da reunião também assistiram a um vídeo produzido pela Justiça Eleitoral com informações acerca dos procedimentos a serem adotados pela força pública nas questões eleitorais.