TCE aprova códigos de ética para membros e servidores

TCE aprova códigos de ética para membros e servidores

TCE aprova códigos de ética para membros e servidores

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em sessão do Conselho Superior de Administração, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou as Resoluções de número 98 e 99/2012, que materializam respectivamente os Códigos de Ética para membros e servidores. As regulamentações, que estão disponíveis no portal do TCE (www.tce.ro.gov.br.), foram apresentadas pela Corregedoria-Geral e aprovadas por unanimidade.
A apresentação de dois Códigos de Ética, um para os servidores e outro para os membros do Tribunal de Contas, segue orientação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), e é justificada em razão de que as atividades desenvolvidas pelos membros em um determinado aspecto têm natureza deliberativa, diversamente das atividades dos servidores. Porém, no mais, se assemelham e se pautam igualmente nos princípios constitucionais gerais afetos à sua função.
A instituição de um Código de Ética para os membros tem, entre outros objetivos, o de tornar transparentes as regras éticas de conduta dos conselheiros e auditores para que a sociedade possa aferir sua integridade e a lisura do processo de apreciação das contas públicas.
A carta de princípios dos membros é dividida em capítulos que tratam, entre outros, da independência, imparcialidade, transparência, integridade profissional, pessoal, diligência, dedicação, cortesia, prudência, sigilo profissional, dignidade, lisura, probidade, honra e decoro.
Com base na resolução, fica criada uma Comissão de Ética, formada por três conselheiros e presidida pelo conselheiro corregedor. A comissão terá, entre outras competências, a de receber denúncias, devidamente fundamentadas, contra membros do TCE; instruir processos disciplinares; propor ao Pleno a aplicação das penalidades; propor, também, projetos de lei e resoluções atinentes à sua competência.
SERVIDORES
Também o Código de Ética dos servidores é dividido em capítulos e seções que tratam da sua abrangência, aplicabilidade, princípios e normas de conduta, infrações, sanções, recursos, entre outros. No estatuto estão os princípios morais e valores que devem ser observados pelos servidores do Tribunal, tanto os efetivos como os comissionados, assim como os cedidos por outros órgãos públicos prestam serviço ao TCE.
Pelo que determina o código, o servidor deve pautar suas ações por, entre outros valores, a ética, legalidade, transparência, comprometimento, neutralidade político-partidária, exercendo-os efetivamente com responsabilidade e baseado em regras de conduta que contemplem orientação e seriedade, estando, de acordo com a regulamentação, sujeito a punições, em caso de violação das normas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS