A desembargadora Zelite Andrade Carneiro, do Tribunal de Justiça do estado de Rondônia, foi agraciada com a medalha da Ordem do Mérito Militar, com sua admissão, pela presidente da República, Dilma Roussef, na referia Ordem no grau de oficial. A homenagem foi prestado à magistrada de Rondônia no último dia 19 de abril, em que comemora o Exército.
A Ordem do Mérito Militar, criada em 1934, premia autoridades, militares e civis, por relevantes serviços prestados às Forças Armadas Brasileiras. Essa é a mais elevada distinção do Exército Brasileiro, sendo feita, tradicionalmente, a entrega da condecoração no Dia do Exército do Brasil. A insígnia é constituída por uma cruz, no modelo da tradicional Cruz de Aviz, com quatro braços iguais.
Ex - presidente
Além de compor a Corte Estadual de Justiça, a desembargadora exerceu o cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral (2010-2011), e do presidente do Tribunal de Justiça (2008-2009). Ela foi promovida ao cargo de desembargadora do TJRO para ocupar uma vaga do quinto constitucional por indicação do Ministério Público do Estado.
Notoriedade
Natural de Boa Vista (RR), é graduada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas foi aprovada em sexto lugar em 1980 no cargo de Defensora Pública do Distrito Federal na Comarca de Boa Vista. Por unanimidade eleita para o biênio 1981/82, presidente da seção Roraima da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Da capital de Roraima veio em 1981 para a circunscrição judiciária de Ji-Paraná (RO). Promovida em 1982 para o cargo de promotora substituta do quadro do MPE. Já como procuradora, de 93 a 95 foi a Procuradora Geral de Justiça; Diretora Geral e Diretora de Ensino da Fundação Escola Superior do MPE.
Atuação
Autora de dois livros ("Canções do Silêncio" e "Dançando na luz"), a magistrada é integrante da Academia de Letras de Rondônia. Zelite Carneiro é também, atualmente, a presidente da Comissão Permanente de Implementação e Seleção de Atividades Culturais do Poder Judiciário Estadual; colaboradora do projeto "Eleitor do Futuro" e Conselheira Deliberativa da ABMCJ (Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica - entidade de caráter nacional e internacional que luta pela participação da mulher no mercado de trabalho e à eliminação de qualquer preconceito social).