Justiça realiza Semana da Execução Trabalhista e Conciliação

Justiça realiza Semana da Execução Trabalhista e Conciliação

Justiça realiza Semana da Execução Trabalhista e Conciliação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, com jurisdição nos Estados de Rondônia e Acre, estará participando no período de 28 de novembro a 2 de dezembro, da 1ª Semana Nacional da Execução Trabalhista e 6ª Edição da Semana Nacional da Conciliação, realizadas pelos Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), respectivamente.
A execução trabalhista é o momento do processo em que o devedor é cobrado, devendo quitar os débitos reconhecidos judicialmente nos órgãos da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus (Varas e Tribunais Regionais do Trabalho). Nessa Semana, serão concentrados esforços e medidas conjuntas e coordenadas, com o objetivo de aumentar efetivamente a solução dos conflitos de forma pacificadora, resgatando a responsabilidade social e desenvolvendo uma consciência coletiva onde o confronto judicial deixa de ser o foco principal.
O Tribunal publicou no Diário Eletrônico desta quarta-feira (9), as portarias n. 1896/201, que estabelece os critérios e base de orientação aos Coordenadores e Gestores envolvidos no “Projeto Conciliar TRT 14”, e n. 1907/2011, que altera a composição da Comissão Especial do Projeto. A Desembargadora Presidente será a coordenadora geral e da Semana de Execução Trabalhista no 2º Grau, o Juiz Auxiliar de Conciliação de Precatórios será o coordenador no 1º Grau, os Diretores dos Fóruns de Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) serão os coordenadores regionais das Varas do Trabalho no dois Estados e como membros os Secretários Judiciário, da Corregedoria Regional e da Tecnologia da Informação, além do Assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e Diretor de Serviços do Juízo Auxiliar de Conciliação de Precatório.
Afirmando que conciliar é a melhor opção, a desembargadora Vania Abensur, presidente do TRT da 14ª Região, destaca que na conciliação, entre outras vantagens, as partes conseguem abreviar o tempo de duração do processo com a consequente redução de gastos e, ainda, podem sair da audiência sabendo do resultado do processo, aumentando a segurança das relações jurídicas e possibilitando o apaziguamento social, pondo fim ao conflito. “A vocação conciliatória é típica da Justiça do Trabalho, integrando sua história, tanto é que antes de julgar, é seu dever institucional a tentativa de solucionar os conflitos através da conciliação, proporcionando aos jurisdicionados uma justiça mais eficiente, efetiva e eficaz”, afirma.
Para Conciliar
A desembargadora informa que as partes que desejarem conciliar, podem agendar audiência para seu processo preenchendo o formulário disponível no portal do TRT na internet (www.trt14.jus.br) ou solicitando na unidade judiciária do Tribunal, onde tramita o processo, independente da fase em que ele se encontre.
Não há data limite para ingresso com o pedido de inclusão do processo em pauta para conciliação. No entanto, para inclusão na Semana da Execução Trabalhista e da Conciliação, é importante que os pedidos sejam feitos com a maior brevidade, para que seja possível a intimação da parte contrária.
Para obter mais informações e esclarecimentos de dúvidas, pode ser mantido contato com a Secretaria Judiciária do Tribunal, por meio do telefone (69) 3211 6402 e 3211 6402 ou do e-mail judiciaria@tjac.jus.br.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS