Liminar reserva vaga na PM a candidato sem CNH

Liminar reserva vaga na PM a candidato sem CNH

Liminar reserva vaga na PM a candidato sem CNH

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As Câmaras Especiais Reunidas do Tribunal de Justiça de Rondônia concederam liminar (decisão inicial) num mandado de segurança para que a Secretaria de administração do Estado reserve a vaga de um candidato a policial militar aprovado no último concurso para a corporação, mas que foi eliminado por não ter apresentado a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O mérito da questão ainda será analisado,mas, até lá, a reserva garante o direito de tomar posse no cargo se o pleito for aceito pelo Judiciário.
Segundo o advogado do candidato a uma vaga na PM, após ser aprovado nas provas e ter feito o curso de formação para policial militar, ele foi impedido de tomar posse no cargo pois não tinha CNH. Argumentou à Justiça que a apresentação do documento caracteriza uma exigência para fins funcionais, já que poderá exercer a função de motorista e, não uma pena capaz de excluí-lo sumariamente da PM do Estado.
Para o relator do processo, desembargador Eurico Montenegro, o Tribunal de Justiça já decidiu em processo semelhante que é um ato arbitrário negar posse a candidato aprovado em todas as fases do concurso para Policial Militar, sob o fundamento de que não apresentou Carteira Nacional de Habilitação ao final do Curso de Formação (MS n. 2007464-14.2007.8.22.0000).
Além disso, o desembargador decidiu que estava demonstrado que o candidato pode ser prejudicado sem uma posição imedidata da Justiça, em razão da nomeação dos demais candidatos. O magistrado concedeu a liminar para reservar a vaga do candidato até a solução final do processo. A secretaria de administração será notificado por mandado e deverá apresentar mais informações sobre a questão em 10 dias.
A liminar no Mandado de Segurança 0001408-57.2011.8.22.0000 foi julgada no último dia 25 e publicada nesta segunda-feira no Diário da Justiça Eletrônico.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS