CASO URSO BRANCO - Ex-diretor de segurança acusado de ser responsável pela morte de 27 é absolvido

CASO URSO BRANCO - Ex-diretor de segurança acusado de ser responsável pela morte de 27 é absolvido

CASO URSO BRANCO - Ex-diretor de segurança acusado de ser responsável pela morte de 27 é absolvido

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Edilson Pereira da Costa, ex-diretor de segurança do presídio Urso Branco, foi absolvido da acusação de ter responsabilidade pelas 27 mortes ocorridas no interior da cadeia em 2002. O Ministério Público do Estado pediu a absolvição do réu, pois entendeu que ele apenas obedeceu às ordens de superiores. Com o posicionamento do MP e reforço dado pela defesa na sustentação oral, os jurados convenceram-se de que o acusado não deveria ser culpado pelas mortes. O juiz presidente da sessão, Aldemir de Oliveira, leu a sentença por volta das 18h desta quinta-feira, 24, no plenário do 2º Tribunal do Júri de Porto Velho.

A acusação que pesava contra Edilson era de que ele era um dos responsáveis pela transferência de presos ameaçados de morte para o local onde estavam seus algozes, durante uma rebelião há nove anos. Essa ordem, segundo o réu em depoimento no plenário, não partiu dele, que apenas a cumpriu sem saber, contudo, que os presos seriam mortos. A conduta do réu, que para os promotores de Justiça Marcelo Guidio e Leandro Gandolfo é reprovável, não pode, no entanto, ser entendida como de quem tinha o poder de mando na situação.

O advogado de defesa, Giovane Veloso Marinho, expôs aos jurados o argumento de que o réu não poderia ser responsabilizado pelas mortes, e sim o Estado de Rondônia, que permitiu que o presídio beirasse o inteiro caos na época do massacre.

Resultados

Ao todo, já foram julgados 22 réus pelas mortes. Essa é a quinta absolvição. Além de Edilson, o ex-gerente do sistema penitenciário, Rogélio Lucena, e mais três detentos na época da rebelião foram inocentados pelos jurados. Outros 17 presos foram condenados a mais de 400 anos de prisão, cada.

Amanhã será o júri de Weber Jordano da Silva, ex-diretor-geral da penitenciária, que do mesmo dos demais, será transmitido em tempo real pela página especial do Tribunal de Justiça de Rondônia na internet (www.tjro.jus.br/ursobranco).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS