REBELIÃO URSO BRANCO - Ex-gerente do sistema penitenciário de Rondônia é julgado pelo 2º Tribunal do Júri

REBELIÃO URSO BRANCO - Ex-gerente do sistema penitenciário de Rondônia é julgado pelo 2º Tribunal do Júri

REBELIÃO URSO BRANCO - Ex-gerente do sistema penitenciário de Rondônia é julgado pelo 2º Tribunal do Júri

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Teve início há pouco o julgamento de Rogélio Pinheiro Lucena, ex-gerente do sistema penitenciário de Rondônia. Ele é acusado de ter responsabilidade na colocação de presos jurados de morte junto com os demais, após uma rebelião frustrada em janeiro de 2002, na Casa de Detenção José Mário Alves, o Urso Branco.

O juiz Aldemir de Oliveira, que preside a sessão do 2º Tribunal do Júri de Porto Velho, realizou o sorteio dos sete jurados que compõem o conselho de sentença. São cinco homens e duas mulheres. Os promotores de Justiça Leandro Gandolfo e Marcelo Guidio fazem a acusação. Após o sorteio, os promotores dispensaram as testemunhas, o que não foi feito pela defesa. Um ex-diretor do presídio, antes do massacre, é o primeiro a falar.

O ex-gerente é acusado pelo Ministério Público de ser um dos responsáveis pelas 27 mortes ocorridas na cadeia. Como a tentativa de fuga foi contida por agentes penitenciários e policiais militares, revoltados, os presos protagonizaram cenas de barbárie, torturando e matando os detentos do chamado "seguro" (separados da cadeia por estarem ameaçados).

Defendido por Nilton Barreto, o réu havia recorrido contra a decisão de ser julgado por júri popular, mas teve o recurso negado pelo Tribunal de Justiça. Mais dois ex-diretores do presídio na época das mortes também serão julgados pelos crimes. Edilson Pereira da Costa, ex-diretor de segurança do Urso Branco e Weber Jordano Silva, ex-diretor geral do presídio, sentam no banco dos réus na quinta e sexta-feira (25), respectivamente.

Segundo o juiz Ênio Salvador, designado pela Corregedoria-geral da Justiça para dar informações sobre o julgamento, a expectativa é de que o júri siga por todo dia. Toda a sessão do júri é transmitida ao vivo pela internet, por meio da página do Tribunal de Justiça (www.tjro.jus.br/ursobranco).

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS