Perigos no trânsito são discutidos em palestra no TJRO
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Evento é promovido pelo Detran em órgãos públicos e visa à prevenção na época de férias.O Tribunal de Justiça de Rondônia recebeu na manhã de hoje, 6, em seu auditório, a pedagoga Marli Nogueira, que apresentou a palestra o fator humano nos acidentes de trânsito. O evento faz parte do projeto coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com o objetivo de alertar motoristas sobre os riscos das estradas, principalmente em época de férias, quando as viagens aumentam. As palestras são realizadas em órgãos públicos.
Marli falou sobre o comportamento no trânsito, que, segundo ela, está diretamente ligado ao comportamento humano. A pedagoga afirmou que as ruas de Porto Velho possuem problemas de engenharia, de fiscalização, e que é preciso ter atenção também com a maneira como se comportam os motoristas. Para a pedagoga, as necessidades, hábitos e até o estado de espírito influenciam no modo de conduzir um veículo.
Imprudência custa caro
Os reflexos também são vistos nos custos totais dos acidentes nas rodovias brasileiras: em 2005 foram gastos mais de 22 bilhões de reais com ambulâncias, hospitais, policiamento e outros atendimentos necessários em casos de acidentes. Esse valor seria o suficiente para investir 40 mil reais em 500 mil estudantes, ou então construir 700 mil casas populares no valor de 35 mil reais.
Revisão de valores
O consumo de álcool e o abuso da velocidade também são, segundo a pedagoga, fatores que estimulam a violência no trânsito. "A nossa publicidade é recheada de propagandas apelativas, que induzem ao consumo de cerveja. O mesmo acontece com os comerciais de carros, que focam na velocidade e potência", aponta. Para Marli, a fiscalização é necessária, mas a sociedade tem que ser construída de modo que exista o respeito e que ele seja inserido e se transforme em um hábito.
Crescimento da frota
Segundo o Detran, aproximadamente 800 novos veículos. O crescimento da região e as políticas públicas são apontadas como fatores desse aumento. Entretanto, de acordo com dados do Detran, sábado e domingo são os dias que mais ocorrem acidentes. Em 2010, até agora, foram 706 nos sábados e 663 nos domingos, dias em que o tráfego nas vias públicas é menor.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!