Integrantes do Fórum Estadual para Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente no Estado de Rondônia se reuniram nesta quarta-feira (14/4), no Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Usuários de Servidores de Educação (CAO-INF), no edifício-sede do Ministério Público de Rondônia, para discutir estratégias de divulgação da campanha 2010 de combate ao trabalho infantil.
Na reunião, foram definidas a contribuição de cada órgão integrante do grupo para que a campanha tenha o maior alcance possível. O diretor do CAO-INF, Promotor de Justiça Marcos Valério Tessila, informou que o Ministério Público de Rondônia vai divulgar a campanha por meio do portal da Instituição e em outras mídias locais. Também serão confeccionados cartazes, banners e outdoors, que ficarão a cargo dos diversos órgãos que integram o Fórum.
A Coordenadora do Fórum Estadual, Carmelita de Oliveira Domingues, explicou que a campanha tem esse ano como lema “Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil”, e ganhou a adesão à Fifa, porque terá como ênfase o combate à exploração do trabalho infantil pelos clubes esportivos, em especial no futebol em virtude da Copa do Mundo da África.
Uma nova reunião do grupo foi agendada para o dia 19 de abril, às 15h30, na sede do Ministério Público de Rondônia. Estiveram presentes à reunião além do diretor do CAO-INF, a desembargadora Federal do Trabalho, Vânia Maria da Rocha Abensur, o Juiz Federal do Trabalho, Rui Barbosa de C. Santos, membro da Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra); o Assessor Jurídico do MPRO, Antônio Cosme Salim Pereira; a Procuradora Regional do Trabalho da 14ª Região, Silvana da Silva Suckow; as Auditoras Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Rondônia, Márcia Harui Higashi Lobo e Danielle Hounsell Silva Garcia; a coordenadora do Selo Unicef, Eliana Lima; a técnica da Secretaria de Assistência Social, Marinês Soares Silva e a representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Hiata Silva.