NOVA MAMORÉ: Produtores rurais apostam no calcário para impulsionar agropecuária rondoniense

O governo entrega calcário e oferece aos produtores rurais as condições para a correção do solo e o aumento da produtividade

NOVA MAMORÉ: Produtores rurais apostam no calcário para impulsionar agropecuária rondoniense

Foto: Jéssica Ocampo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Os pecuaristas de Rondônia, destacando nesse contexto os do município de Nova Mamoré, estão vivenciando o reforço de melhorias no campo com o recebimento, na terça-feira (19), de 130 toneladas de calcário para utilização na recuperação de terras e no fortalecimento da produção, beneficiando diretamente produtores de pastagem.
 
Essa ação é parte de uma iniciativa mais ampla do governo de Rondônia que prevê a entrega de mais de 950 toneladas de calcário em diversos municípios do estado.
 
A ação, realizada por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), acontece entre os dias 19 e 24 de agosto, e alcançará além de Nova Mamoré, os municípios de Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Ariquemes, Machadinho d’Oeste, Jaru e São Miguel do Guaporé.
 
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o programa Mais Calcário fortalece a produção agropecuária e o desenvolvimento no campo em Rondônia. 'Com a distribuição do calcário, o governo do estado reforça o compromisso de oferecer aos produtores rurais rondonienses melhores condições para a correção do solo, o aumento da produtividade e, consequentemente a melhoria da qualidade de vida no meio rural', ressaltou. 
 
De acordo com o produtor Hermolau, a chegada do calcário, representou um alívio e uma nova esperança. 'Estou muito feliz em poder arrumar a minha terra que está muito devastada', expressou. Este sentimento reflete a realidade de muitos agricultores que, com solos comprometidos, veem no calcário a oportunidade de reverter quadros de baixa produtividade e desgaste do solo.
 
AUMENTO DA PRODUTIVIDADE
 
O solo rondoniense é predominantemente ácido, por isso, vale destacar a importância do calcário para os produtores de Rondônia. O calcário também é crucial para o desenvolvimento de pastagens e os produtores que se dedicam à silagem de milho para suas vacas de leite também colhem os frutos dessa correção de solo, garantindo uma base alimentar mais rica e produtiva para seus rebanhos.
 
O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, reforça a visão estratégica por trás da iniciativa. 'O calcário é um pilar para o aumento da produtividade e sustentabilidade da agricultura local. A entrega desse insumo demonstra o comprometimento do governo em fornecer as ferramentas necessárias para que os produtores possam superar desafios e prosperar no campo', destacou.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS