O município de Colorado do Oeste está prestes a receber o projeto Bombeiro Mirim, uma iniciativa voltada para a formação e educação de jovens entre 12 e 14 anos. O programa, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e a Secretaria de Assistência Social (SEAS), tem o objetivo de ensinar disciplina, cidadania e conhecimentos sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes e combate a incêndios.
Nesta primeira fase, o projeto atenderá 35 estudantes do Colégio Manoel Bandeira, instituição que apresenta maior índice de vulnerabilidade social e menores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). As aulas ocorrerão três vezes por semana – às segundas, terças e quintas-feiras – durante o período matutino.
Para estimular a participação e permanência no programa, os alunos receberão uma bolsa auxílio de R$ 200,00 durante os nove meses de curso. Além disso, os três estudantes que mais se destacarem terão a oportunidade de continuar no projeto no ano seguinte como monitores, recebendo uma bolsa de R$ 400,00.
Segundo o Tenente CB Marcos Antunes, o projeto contará com diversas atividades, incluindo noções de educação ambiental, trânsito, cidadania, hierarquia, disciplina e primeiros socorros, abordando temas essenciais para a formação dos jovens.
A Prefeitura de Colorado do Oeste, por meio do prefeito Edinho da Rádio, garantiu apoio à iniciativa, ressaltando a importância do projeto para o município. A alimentação dos alunos será fornecida pela SEDUC, garantindo que todos os participantes tenham acesso à mesma merenda oferecida aos demais estudantes da rede estadual.
Além disso, o Bombeiro Mirim contará com a colaboração de diversos profissionais, como psicólogos, pedagogos, dentistas e médicos, que contribuirão para o desenvolvimento integral dos participantes.
O edital de inscrição para os interessados deve ser divulgado ainda neste mês, e a previsão é que as atividades comecem no mês seguinte. O projeto já é desenvolvido em dez cidades de Rondônia, e Colorado do Oeste, mesmo sendo um dos municípios menores do estado, foi contemplado com essa iniciativa graças ao seu recente quartel do Corpo de Bombeiros.
A expectativa é que o Bombeiro Mirim proporcione um impacto positivo na comunidade, preparando os jovens para enfrentar desafios e contribuir para uma sociedade mais segura e organizada.