Uma homenagem emocionante feita por amigos e familiares marcou a ida do servidor público João Aldair Taborda para o centro cirúrgico do Hospital Regional de Vilhena, onde suas córneas foram extraídas para serem transplantadas. Essa era, segundo uma de suas filhas, “a última missão dele”.
A homenagem ao paciente falecido foi sugerida por uma profissional do próprio hospital onde aconteceu a morte e aceita pelos familiares.
Taborda teve morte cerebral após sofrer um acidente durante vistoria de uma obra da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Ele era lotado na Secretaria Estadual de Obras Públicas e Pavimentação (Seosp). O enterro aconteceu durante o último final de semana em um cemitério de Vilhena.
Retirada
Os profissionais que vieram de avião até Vilhena são da OPO (Organização de Procura de Órgãos). Eles levaram apenas as córneas, pois o avião da FAB que chegaria para buscar o fígado já estava em Cuiabá (MT), quando a equipe avisou que o órgão não era viável, em virtude da textura que apresentava.
A equipe que atuou na extração era composta por 1 médico cirurgião, 2 enfermeiras, 1 técnica instrumentadora e 1 técnica enucleadora, esta última responsável pela retirada das córneas.