Com o afastamento do prefeito Ji-Paraná, Isaú Fosenca, o vice-prefeito Joaquim Teixeira assumiu o comando do município e se reuniu com lideranças de apoio logo após ser notificado da vacância do cargo. Na reunião estavam presentes o senador Marcos Rogério (PL-RO), os deputados estaduais Nim Barroso (PSD) e Affonso Cândido (PSD), dentre outros.
Na pauta da reunião, além de apoio político ao vice que estará no exercício do cargo de prefeito por 120 dias, os parlamentares apresentaram nomes de aliados para compor o quadro de assessores diretos de Joaquim Teixeira. No afastamento anterior de Isaú, esses parlamentares indicaram a maioria dos principais cargos comissionados na prefeitura.
O Prefeito Isaú Fonseca e o filho, Welinton Poggere Góes da Fonseca, presidente da Câmara de Ji-Paraná foram afastados das funções públicas por quatro meses durante a Operação Arcana Revelada, deflagrada na manhã desta terça-feira (26) pela Polícia Civil de Rondônia.
As investigações da polícia revelaram um esquema de corrupção ativa e passiva, extorsão, tráfico de influência, perseguição e lavagem de dinheiro no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo de Ji-Paraná.
Ação realizada nesta terça-feira é um desdobramento da operação Arauto, desencadeada no dia 27 de janeiro deste ano, que aponta para uma forte rede de corrupção e influência dos Poderes Executivo e Legislativo na cidade.