Porém, de acordo com jornalista Carlos Caldeira, já há um “acordão” entre vereadores para tirar do cargo prefeita interina Mary Granemann
Foto: Arquivo Pessoal
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na manhã da última sexta-feira (16), a moradora de Guajará-Mirim, Francisca Ponciano, acompanhada do advogado Patrick Carlan, do escritório Carlan e Matos Associados, protocolou um pedido de impeachment na Câmara Municipal de Vereadores da prefeita afastada Raissa Paes (MDB).
A então chefe do Executivo da cidade teve seus direitos suspeitos após a Operação Avatar, deflagrada no dia 25 de janeiro, pelo Ministério Público Estadual em parceria com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), Draco 2 (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas), CAEX (Centro de Atividades Extrajudiciais), Polícias Civil e Militar.
Em sua denúncia, Francisca Ponciano demonstrou diversos crimes que supostamente a prefeita afastada cometeu durante seus três anos de mandato: corrupção passiva, associação criminosa, fraude processual, nomeação ilegal de servidor, usurpação de função pública, falsidade ideológica e desacato, que são os crimes que estão sendo investigados pela Operação Avatar.
Francisca Ponciano acompanhada de advogado na entrega de pedido de impeachment de Raissa Paes na Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim - Foto: Arquivo Pessoal
Depois da denúncia protocolada, a leitura deve ser feita na primeira sessão após o recebimento no protocolo e será levada a votação para decidir pelo aceite ou não. Caso seja recebida, com voto da maioria, o rito seguira com formação de comissão processante, escolha do presidente, relator e membros, que vão estipular um prazo de 10 dias para a defesa prévia da prefeita afastada. Depois, essa comissão terá cinco dias para apresentação de relatório final.
Segundo informações da imprensa local, um outro grupo de moradores coleta assinaturas para a apresentação de mais uma denúncia contra a prefeita afastada, também com pedido de perda do mandato.
Pedido da moradora com protocolo da Casa de Leis municipal, que parece que não está muito disposta a acabar com "reinado" de Raíssa Paes, segundo jornalista Carlos Caldeira - Foto: Arquivo Pessoal
Desdobramentos
Porém, de acordo com o jornalista e ativista social Carlos Caldeira, na próxima segunda-feira (19), os vereadores vão tentar afastar a prefeita em exercício Mary Granneman. De acordo com Caldeira, os parlamentares estão recebendo ordens do então marido de Raissa, Antônio Bento, que teoricamente é o prefeito de fato de Guajará-Mirim.
Segundo Carlos Caldeira, “o presidente da Câmara assuma a prefeitura para devolver o poder a Antônio Bento”.
Jornalista Carlos Caldeira diz que vereadores de Guajará-Mirim se movimentam para tirar prefeita interina Mary Granemann para que presidente da Câmara assuma prefeitura - Foto: Reprodução de tela
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!