SECA HISTÓRICA: Rios ficam próximos da normalidade em Ji-Paraná e Guajará-Mirim

Cursos d’água têm níveis considerados normais para “inverno amazônico”

SECA HISTÓRICA: Rios ficam próximos da normalidade em Ji-Paraná e Guajará-Mirim

Foto: Site cmexploreramazonia.wordpress.com

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após o período de seca histórica no ano passado, que impactou diversos estados na região Norte, os níveis dos rios Machado e Mamoré em Rondônia começam a se normalizar durante o chamado “inverno amazônico”.

 

Conforme indicado pelo boletim de monitoramento hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB), a bacia experimentou um aumento nos níveis, favorecendo a normalização dos rios afluentes do Madeira no interior do estado.

 

Na cidade de Ji-Paraná, o Rio Machado atingiu a marca de 7,83 metros, indicando, segundo o SGB, um retorno aos padrões normais. Em Guajará-Mirim, o Rio Mamoré apresentou um nível de 6,90 metros, dentro das expectativas para o período e afastado da cota de inundação estabelecida em 1,100 metros.

 

Em Porto Velho, o Rio Madeira teve uma leve redução, permanecendo abaixo da média. No entanto, a previsão para os próximos 15 dias aponta uma "tendência de subida gradual de nível" devido à expectativa de chuvas nas próximas semanas.

 

Enquanto a maior parte do Brasil desfruta do ensolarado verão, os moradores de Rondônia experimentam uma estação distinta conhecida como “Inverno Amazônico”, caracterizada pelo aumento das chuvas e pela queda nas temperaturas.

 

Menos chuvas

 

Conforme apontado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), a estação chuvosa, que começou mais tarde, continua com "precipitações inferiores à média climatológica esperada para este período do ano".

 

De acordo com a Climatempo, espera-se que as chuvas aumentem gradualmente até março, mas permanecerão abaixo da média em grande parte da região.

 

O nível dos rios continuará a subir, mas em um ritmo mais moderado e com valores inferiores ao esperado para este período.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?
Quem você escolheria para substituir Jair Bolsonaro em 2026?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Jose Carlos Calegari

Sociedade Fogas LTDA

Sociedade Fogas LTDA

Marcos Rogerio Tonn

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS