INVASORES: Sedam e ICMBio fazem catalogação de pirarucu no Vale do Guaporé

Peixe da região ameaça a fauna aquática nativa; resultados parciais indicam houve uma redução de 6% da espécie

INVASORES: Sedam e ICMBio fazem catalogação de pirarucu no Vale do Guaporé

Foto: Reprodução da internet

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Recentemente, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio de 10 moradores extrativistas, realizaram de pirarucus na Reserva Extrativista (Resex) Rio Cautário, em Costa Marques.

 

De acordo com as instituições públicas, a contagem quer confirmar a redução da quantidade dessa espécie invasora e dar um diagnóstico de ocorrência, além de permitir fazer um censo populacional estimando onde há maior concentração dos animais.

 

Segundo a Sedam, durante a ação, mais de 50 estações, entre baías, poços e o leito do rio foram monitorados. Índices parciais apontam que, quando comparado ao ano passado, houve uma redução de 6% na quantidade de pirarucus da Resex.

 

Detalhes

 

O pirarucu, maior peixe de escamas de água doce do mundo, há anos se tornou um problema em um rio do estado, o Cautário. Segundo especialistas que conhecem a região, o pirarucu do Vale do Guaporé é considerado um peixe invasor e ameaça a fauna aquática nativa.

 

Para evitar que essa espécie impacte negativamente a fauna do rio, órgãos de defesa e fiscalização, com o apoio de extrativistas, deram início a mais uma edição do plano de manejo de controle do pirarucu.

 

Estudos dentro da Resex Rio Cautário permitiram que em 2019, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovasse uma instrução normativa que liberasse a pesca do pirarucu onde a espécie é considerada invasora.

 

 

Manejo

 

Além da mudança na legislação, um plano de manejo da espécie foi implementado. De acordo com a Sedam, o objetivo é fazer o controle desses peixes na Resex, onde ele é considerado invasor e é um risco ambiental, sendo predador de diversas espécies nativas.

 

A intenção do plano é preservar a biota nativa e buscar o potencial de comércio do pirarucu, gerando emprego e renda para os moradores da Resex.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS