ARIQUEMES: IFRO apresenta o Projeto Cidades Inteligentes na Exposição Agropecuária

Presente na 38ª Exposição de Ariquemes (Expoari), o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) teve mais uma oportunidade de apresentar o Projeto Cidades Inteligentes (PROCINT) à população

ARIQUEMES: IFRO apresenta o Projeto Cidades Inteligentes na Exposição Agropecuária

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Presente na 38ª Exposição de Ariquemes (Expoari), o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) teve mais uma oportunidade de apresentar o Projeto Cidades Inteligentes (PROCINT) à população. Durante as nove noites da Expoari, encerrada neste domingo (6), milhares visitantes passaram pelo estande do IFRO e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre cada um dos cinco eixos de atuação do Projeto Cidades Inteligentes: Educação, Saúde, Empreendedorismo e inovação, Segurança e Governança. 
 
 
Para o coordenador-geral do PROCINT, professor Vagner Schoaba, a participação do IFRO na Expoari foi uma grande oportunidade de apresentar o Projeto Cidades Inteligentes a uma quantidade tão imensa de frequentadores, sendo a maioria do município de Ariquemes, cidade por onde se iniciaram as ações do ‘Cidades Inteligentes’, com investimento inicial superior a R$ 22 milhões de emenda parlamentar do senador Confúcio Moura, que em 2023 injetou outros R$ 10 milhões para a expansão do Projeto.
 
 
Na Expoari o IFRO chamou a atenção de grande parte de seus visitantes para a sala interativa do eixo Educação. A interatividade e o colorido das telas chamaram a atenção da criançada, que pode desfrutar à vontade da tecnologia que o Projeto Cidades Inteligentes propõe para as escolas municipais de Ariquemes e também de outros municípios, de acordo com o interesse de cada cidade.  
 
 
Vagner Shoaba, afirma que a sala interativa facilitará para as escolas municipais o trabalho educacional com as crianças, seja na área da matemática, da língua portuguesa ou mesmo para treinar a coordenação motora das crianças.  
 
 
O coordenador do eixo de saúde, Andrey Alencar Quadros, destaca que o objetivo PROCINT é auxiliar na melhoria da qualidade dos serviços para população Ariquemes. “O Projeto está dividido em cinco eixos, e na Saúde estamos informatizando serviços de saúde. Iniciamos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ariquemes e expandido para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, explicou o coordenador do eixo Educação.  
 
 
O coordenador acrescenta ainda, que cada um dos cinco eixos do Projeto Cidades Inteligentes tem proposta inicialmente de informatizar os serviços. Alencar citou como exemplo de efetividade do eixo Saúde, a implantação do sistema Pronto Saúde. “Se o paciente visitar uma UBS e depois procurar atendimento numa UPA, o médico de plantão terá acesso ao prontuário completo do paciente, todo histórico dele, tudo conforme rege a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
 
 
Ao detalhar a amplitude do ‘Cidades Inteligentes’, Andrey Alencar disse que haverá um sistema que interligará toda a educação municipal de Ariquemes. Ressaltou que a ideia é expandir o PROCINT a outros municípios, para que Rondônia seja considerada um estado inteligente. E por meio do eixo Empreendedorismo e Inovação, o Projeto Cidades Inteligentes implantará ilhas digitais que terão computadores e rede de wi-fi gratuitos para a população.  
 
 
"Logo a prefeitura de Ariquemes terá serviços de digitalização de processos, redução de filas e a diminuição de impressões no serviço público. No eixo Segurança, a cidade terá câmeras instaladas formando um cerco eletrônico para ajudar no monitoramento. E no eixo Governança será trabalhado a questão de processos junto à prefeitura, sistematizando os processos e os interligando", explanou Alencar.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS