As apresentações foram realizadas em Porto Velho e distritos e a circulação aconteceram nas cidades de Ariquemes, Ji-Paraná e, por último, Cacoal
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O XIV Amazônia Encena na Rua, maior festival de teatro de rua da região Norte, encerra sua temporada em Rondônia. Cacoal será a última cidade contemplada com a programação nesta segunda, 19.
Esquenta Festival
A programação do XIV Amazônia Encena na Rua em Rondônia teve início com o “Esquenta Festival” com apresentações realizadas em seis escolas públicas municipais, onde foi apresentado o espetáculo “Barilonga Show”, de O Imaginário (RO).
A atriz e diretora de O Imaginário, Flávia Diniz se transforma na palhaça Barina durante o “Barilonga Show” e diz que foi uma experiência maravilhosa. “É uma honra estar aqui durante a apresentação e estar envolvida com o Festival na produção e na pré-produção, que é o Esquenta do Festival Amazônia Encena na Rua”.
A atriz Amanara Brandão Lube, ressalta a importância do Encena na Rua. “Esse Festival promove principalmente a descentralização da produção e da difusão das artes na região Norte e no Brasil, especialmente aqui no nosso Estado, levando essa programação para as periferias da cidade, para as escolas, onde realmente está a base da educação”.
Parque da Cidade
Quatro dias de intensa programação aconteceram no Parque da Cidade. O espaço público ficou movimento com a plateia que prestigiou as apresentações de forma presencial.
Adailtom Alves, diretor do Teatro Ruante (RO), destaca a satisfação do retorno do Amazônia Encena na Rua, já que desde 2017 não ocorria o Festival no formato presencial em Rondônia. “Voltar a presencialidade, que é de fato como o teatro tem que ser, é fundamental e acho que foi em grande estilo nesse novo lugar.
O grupo Panorando (AM), participou pela segunda vez da programação do Amazônia Encena na Rua, sendo a primeira vez em 2022, na edição especial realizada no Pará e este ano em Porto Velho estreando o espetáculo de dança “Todas as cores da América Latina” em nossa capital.
O Panorando já tem uma longa trajetória e Fábio Moura, diretor do grupo, diz que é uma experiência enriquecedora participar do Festival, pois tem a possibilidade de estabelecer conexões com outros grupos, com a equipe técnica e com o público, que é diferente, ainda mais na estreia de um espéculo. “É um símbolo de consolidação de tudo que já viemos fazendo há alguns anos. Vir participar do Amazônia Encena na Rua é uma espécie de celebração para gente”, diz o diretor.
Atividades formativas
Promover atividades formativas e discutir o fazer artístico e os desafios diários de quem dedica sua vida a arte também faz parte da programação do Amazônia Encena na Rua. Nesta edição foram realizadas duas oficinas em Porto Velho, além do V Seminário Amazônico de Artes Cênicas (teatro, circo, dança).
Circulação
Itapuã do Oeste, Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal fazem parte do circuito de circulação do XIV Amazônia Encena na Rua em Rondônia. Em Itapuã do Oeste foi apresentado o espetáculo Barilonga Show, de O Imaginário. Nas demais cidades será realizada a oficina “Produção Cultural, Criação de Projetos”, com Chicão Santos e apresentação de “Hoje tem espetáculo”, com o grupo Rosa dos Ventos (SP).
Luiz Valente, ator do grupo Rosa dos Ventos enfatiza a importância do Amazônia Encena na Rua no cenário nacional. “ É um Festival que traz grupos de outras regiões do país, mas também permite o encontro dos grupos aqui da Amazônia. Por ser um festival de rua garante muita acessibilidade para a população de Porto Velho e para as cidades por onde passa. Para o grupo Rosa dos Ventos é bastante especial vir para cá, por ser uma região onde é mais difícil a circulação”.
Cacoal será a última cidade a receber a programação do XIV Amazônia Encena na Rua que acontece nos dias 18 e 19 de junho.
Programação
19/06/2023 - Oficina Produção Cultural” com Chicão Santos
Horário: 19h
Local: Teatro de Cacoal
O XIV Amazônia Encena na Rua é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, idealização do O Imaginário, conta com apoio da Funcultural de Porto Velho, possui patrocínio master da Energisa e Instituto Cultural Vale e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Acompanhe a programação e informações nas redes sociais:
Instagram: @amazoniaencenanarua
Facebook: @OImaginariopvh
Site: www.amazoniaencena.com.br
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!