PRETO VELHO: Prefeitura do interior ‘repudia’ imagem em posto de saúde

Fato aconteceu em Mirante da Serra, região Central do estado

PRETO VELHO: Prefeitura do interior ‘repudia’ imagem em posto de saúde

Foto: Reprodução da internet

Um fato inusitado chamou a atenção da população de Mirante da Serra, que fica a cerca de 390 quilômetros de Porto Velho, na região Central do estado: uma imagem de um “Preto Velho”, figura bastante conhecida nas religiões de matizes africanas, como o candomblé e umbanda, foi colocada no muro de uma unidade básica de saúde da cidade.


O fato causou surpresa em parte da população e motivou até uma postagem na página da prefeitura no Facebook, em um tom supostamente intolerante:


“PREFEITURA MUNICIPAL RESPEITA TODAS A RELIGIÕES, CRENÇAS E CULTURA, MAS REPUDIA QUANDO USADO COMO MÉTODO DE MALDADE OU  RETROCESSO. Na semana passada, uma ação um tanto inusitada foi encontrado (sic) pela equipe da Unidade Básica de Saúde do município”.

 


A exposição do fato por meio do Executivo local segue: 


“Encontraram essa imagem nas fotos acima, colocado em cima do muro da unidade. Não foi encontrado nenhuma outra manifestação, mas acredita-se que a imagem foi deixado no local com má intenção velada. A Administração tem se posicionado ao ponto de respeitar todas a crenças, credos, mas REPUDIA qualquer ato que venham de encontro com os princípios cristãos, seja ele protestante ou não (sic)”.


A ação gerou diversas críticas nos comentários da postagem oficial da Prefeitura de Mirante da Serra:


“Preto-velho é uma das linhas de trabalho mais poderosas da Umbanda. São espíritos que representam generosidade, amor, humildade e se apresentam sob a imagem de idosos africanos que foram escravizados e morreram de velhice”, explicou uma senhora.

 


“Preocupa muito uma postagem em rede que parece ser de comunicação oficial da municipalidade manifestar tanto desconhecimento sobre cultura religiosa e expressar tanta intolerância religiosa. Intolerância religiosa é crime, além de ser algo muito abjeto. Meus respeitos a comunidade de religiosidade Afro. Mais paz e mais diálogo e menos preconceito, por favor”, observou um homem.

 


“Uma pena que a ignorância, preconceito ainda cause tanta confusão entre as pessoas”, comentou uma outra cidadã, que ainda publicou um link de pesquisas para as pessoas saberem o que significa o Preto Velho, nas religiões africanas.

 

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS