ACUSADO: Vereador Lauro de Cacoal sai do plenário da Câmara preso

Lauro ainda não foi a julgamento, mas teve a ordem de prisão expedida porque mudou de endereço sem avisar a Justiça no curso do processo

ACUSADO: Vereador Lauro de Cacoal sai do plenário da Câmara preso

Foto: Divulgação

O vereador Lauro Costa Kloch (PSD) foi preso nesta terça-feira (2) em pleno exercício do mandato de vereador, acusado de estupro de vulnerável, mesmo sem ainda ter sido julgado e condenado.

 

Os policiais militares que cumpriram a determinação judicial contra ao vereador chegaram à Câmara e ficaram aguardando o desenrolar dosa trabalhos da sessão. Só ao final da sessão, os policiais chamaram o vereador a um canto e lhe informaram que ele deveria acompanhá-los, já que havia uma ordem de prisão contra ele.

 

Lauro Costa Kloch é acusado de estupro de vulnerável quando morava em Itapuã do Oeste. O processo foi aberto em 2014 e o vereador nega o crime.
 
 
Lauro ainda não foi a julgamento, mas teve a ordem de prisão expedida porque mudou de endereço sem avisar a Justiça no curso do processo.
 
 
Assim, é possível que ele após ser apresentado à autoridade judicial, poderá ser liberado
 
 
Conhecido popularmente como “Garçom do Semáforo”, Lauro teria se mudado para Cacoal exatamente em função do problema que lhe rendeu a acusação de estupro de vulnerável.
 
 
Lauro mora há mais ou menos três ou quatro anos em Cacoal, mas mesmo assim, conseguiu ser eleito vereador na eleição de 2020.
 
 
Lauro foi conduzido ao presídio de Cacoal e teve o apoio de alguns colegas de parlamento.
 
 
O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Vara de Proteção à Infância e Juventude de Porto Velho, tendo como tipificação penal estupro de vulnerável, registrada no município de Itapuã D’Oeste.
 
 
Confira a Síntese da Decisão
 
 
 
De acordo com um político da cidade, a eleição do vereador Lauro Garçom teria sido uma vingança, um voto de protesto da população contra os políticos tradicionais da cidade.
 
 
A ordem de prisão contra o vereador Lauro Garçom aguçou o ânimo dos julgadores de plantão e, rapidamente, Lauro virou o assunto nos vários grupos de whats app da cidade. A maioria dos comentários, no entanto, estão mais para julgamento antecipado e formação de juízo de valor sobre o cidade que a cidade elegeu para ser seu representante na Câmara de Vereadores
 
 
Saiba quais são os dois artigos do Processo Penal usados para a prisão do vereador
 
O que diz o artigo 312 do Código de Processo Penal?
 
 
Art. 312. A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova de existência do crime e indícios suficientes da autoria.
 
 
Art. 366. Se o acusado, citado por edital, não comparecer, nem constituir advogado, ficarão suspensos o processo e o curso do prazo prescricional, podendo o juiz determinar a produção antecipada das provas consideradas urgentes e, se for o caso, decretar prisão preventiva, nos termos do disposto no art. 312
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS