LIVRE: Idoso de 62 anos acusado de matar amigo é julgado e absolvido

Crime aconteceu no ano passado, no bairro Embratel

LIVRE: Idoso de 62 anos acusado de matar amigo é julgado e absolvido

Foto: Divulgação

O idoso José Herculano da Silva, de 62 anos, que no ano passado matou com um único golpe de faca de serra Ernesto Duarte Paslauski, 53, em Vilhena, foi julgado ontem (15) e inocentado das acusações.
 
 
Conforme os autos, o crime aconteceu na tarde do dia 25 de junho de 2022, na esquina das avenida Goiás e Goianazes, no bairro Embratel. Em depoimento, José Herculano disse que ele e a vítima eram amigos e que não teria tido a intenção de matar Ernesto.
 
 
“Zezão”, como é conhecido o réu julgado ontem, foi preso horas após o crime. Segundo informação da polícia na época, ele já teria cometido outros dois homicídios.
 
 
A denúncia do Ministério Público pedia a condenação do réu por homicídio qualificado por motivo fútil. No entanto, o Promotor de Justiça Elício de Almeida e Filho pediu aos jurados que não reconhecessem a qualificadora e condenassem o réu pelo crime de homicídio simples.
 
 
Já o defensor público George Barreto Filho, relembrou aos jurados a tese própria do acusado de legítima defesa, e apresentou como defesa técnica o pedido para que os jurados não reconhecessem a qualificadora do motivo fútil, por entender que não restou provada a presença desta condição, que agravaria o crime.
 
 
Após a fala do promotor e do defensor, os jurados pediram para ouvir novamente o réu. José Herculano respondeu alguns questionamentos feitos pelos próprios jurados por meio presidente do Tribunal do Júri, Juíza Liliane Pegoraro Bilharva.
 
 
José Herculano contou novamente aos jurados o que teria ocorrido naquele dia, principalmente nos momentos que antecederam o golpe que matou Ernesto. Reafirmou que eram amigos e que não teve a intenção de matar.
 
 
Depois de ouvir novamente o réu, a Juíza perguntou ao membro do Ministério Público se iria usar a réplica. Como o Promotor abriu mão da réplica, a Juíza esvaziou o plenário para a votação dos jurados. Minutos depois, a magistrada leu a decisão dos jurados, que absolveram o réu da acusação de homicídio.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS