O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep e a Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno lançaram na manhã da última quinta-feira (9), um cronograma com 16 cursos profissionalizantes para atender ao Município.
Durante entrevista coletiva realizada no Centro Cultural Antônio Augusto Neves, o prefeito Arismar Araújo; a secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho, Cíntia Araújo; a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira; e a diretora pedagógica da instituição de ensino profissionalizante, Sylvana Ventura, apresentaram os cursos ofertados, além do período e locais das aulas.
O prefeito Araújo declarou que, a oferta de vários cursos gratuitos em Pimenta Bueno é um marco devido ao convênio firmado entre gestão Estadual e a Prefeitura.
Segundo o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além de Pimenta Bueno, outras cidades serão contempladas com novos cursos pois a parceria com os municípios rondonienses integra o plano do Governo de Rondônia para fortalecer e ampliar a educação profissional.
“Rondônia tem um governo municipalista que investe em várias áreas, ouvindo as demandas de cada município para atender de forma assertiva aos anseios da população local”, destacou Marcos Rocha.
Em Pimenta Bueno serão realizados os seguintes cursos:
Atendimento ao Público;
Empreendedorismo;
Finanças Pessoais;
Automaquiagem;
Maquiagem para Festas;
Artesanato com Biscuit;
Artesanato em Papel para Decoração;
Artesanato em Tecido – Fuxico;
Artesão de Biojoias;
Decoração com Balões;
Flores de Papel Gigante;
Brigadeiro Gourmet;
Pães Artesanais – Cupcakes;
Preparo de Caldos;
Hamburguer Artesanal.
Os cursos, conforme a secretária Cíntia Araújo, terão curta duração e vão acontecer em diversas regiões da cidade, com o objetivo de contemplar o maior número de cursistas . “Queremos beneficiar pessoas de todas as faixas etárias que estejam desempregadas ou trabalhando”, anunciou, informando que a programação começa na próxima semana e segue até o mês de maio.
A presidente do Idep, Adir Josefa salientou que oportunizar ensino profissionalizante com cursos gratuitos de curta duração beneficia ao estudante e empresas que precisam de colaboradores capacitados. “A educação profissional abre portas para quem está iniciando a carreira e a quem precisa fazer uma reconversão, ou seja, reinventar- se para ocupar novos postos de trabalho”.